Juazeiro/BA, 24 de novembro de 2020


Covid-19

Secretária da Saúde de Juazeiro participa de audiência pública sobre Rede PE/BA junto a Gestores da Bahia e Pernambuco

ASCOM em 24/set/2019

Priscila Guedes/SESAU

A secretária da Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, participou nesta segunda-feira (23), no auditório do Fórum Juiz Adauto José de Melo, em Petrolina, de Audiência Pública com o tema ‘Rede PEBA – Diagnóstico e Viabilidade’, onde se discutiu os problemas enfrentados pela Rede Interestadual de Saúde do Vale do Médio do São Francisco Pernambuco/Bahia, bem como a continuidade da rede na região. Diante dos gestores  da saúde dos dois Estados, a secretária reiterou a necessidade urgente de repactuar as obrigações, bem como de mais colaboração dos Governos Estaduais e Federais  no envio de recursos para média e alta complexidade.

Mediada pela Procuradora da República em Petrolina Ticiana Nogueira Sales, além de representes do Ministério Público dos dois estados, o evento contou com a participação efetiva dos Secretários da Saúde da Bahia e Pernambuco, Fábio Vilas-Boas e André Longo Araújo de Melo, respectivamente, além das representações políticas dos 55 municípios que compõem a Rede PEBA e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares/EBSERH.

Na ocasião, gestores, representantes da Rede, das unidades hospitalares e da Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL), apontaram os principais problemas enfrentados nas áreas de ortopedia, oncologia, cardiovascular e obstetrícia e cobraram melhor financiamento.

Para a Secretária da Saúde de Juazeiro, a audiência vem para reforçar a importância da Rede PEBA para Juazeiro e todos os municípios que dela dependem. “Essa rede precisa ser reconhecida pelo Ministério da Saúde, uma vez que o município de Juazeiro tem arcado com serviços e recursos próprios que termina atendendo toda uma população vizinha, muito além do que a rede municipal suporta. A nossa missão tem sido de fazer entender que a rede assistencial de Juazeiro necessita que o Estado e o Governo Federal assumam a responsabilidade regional, que hoje está sobre nosso município”, enfatizou Fabíola Ribeiro.

Na audiência, ainda foi discutida a situação dos equipamentos de saúde das duas cidades, bem como dos hospitais de referência de baixa, média e alta complexidade da região. De acordo com o Secretário de Saúde da Bahia Fábio Vilas-Boas, a rede PEBA, apesar de complexa, é essencial para os dois Estados e tem muitas coisas dentro dela que precisam ser reavaliadas e corrigidas.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro