Juazeiro/BA, 25 de setembro de 2020


Covid-19

Secretaria da Saúde de Juazeiro destaca a importância do exame do Teste do Pezinho

ASCOM em 06/jun/2018

Débora Sousa/ SESAU

O dia 06 de junho é lembrado como Dia Nacional do Teste do Pezinho e a Secretaria da Saúde de Juazeiro ressalta a importância da realização do exame. No município o exame é realizado gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde, e podem ser realizados entre o terceiro e quinto dia após o nascimento.

A partir da realização do teste do pezinho é possível diagnosticar sete tipos de doenças como: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência de Biotinidase e Aminoacidopatias.

Para a Enfermeira da Atenção Básica Jecilda Peixoto, é fundamental a realização do exame, pois só assim é possível detectar as doenças, e quando diagnosticadas tratá-las o mais rápido possível. “O ideal é coletar o exame o mais cedo possível para que o diagnóstico e o tratamento sejam rápidos”, pontuou.

O exame deve ser realizado preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê, o ideal é que possa acontecer a partir das 48h da primeira amamentação. De acordo com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Salvador, considerada como órgão de referência em serviço de Triagem Neonatal do Estado da Bahia, em Juazeiro no ano de 2017 foram realizados 3.228 testes. Em 2018, até o dia 17 de maio já foram coletados 1.326 amostras.

A mãe de primeira viagem Renata Bezerra, levou sua filha para fazer o teste do pezinho na Unidade Básica de Saúde da Vila Jacaré e falou da importância do exame pelo SUS.  “Fomos até a UBS fazer o exame em Rosa Morena no quinto dia de nascida e uma equipe nos recepcionou com tratamento humanizado. Considero o exame de alta relevância, pois com os resultados podemos antecipar o tratamento, podendo até evitar o surgimento de possíveis doenças que a criança possa ter no futuro”, pontuou.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município realizam o teste do pezinho e o resultado é entregue no mesmo local da realização do exame. A depender do diagnóstico, o acompanhamento e tratamento são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Jecilda Peixoto as mães já são alertadas sobre o teste desde o acompanhamento do pré-natal. “As mães que são acompanhadas desde o pré-natal são também informadas sobre o teste do pezinho e a sua importância, mas sempre alertarmos à população o cuidado é essencial na prevenção de qualquer doença”, finalizou.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro