Juazeiro/BA, 26 de novembro de 2020


Covid-19

Secretaria da Saúde alerta população para última semana da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe

ASCOM em 27/maio/2019

Débora Sousa/ SESAU

Faltando menos de uma semana para o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, o município de Juazeiro Influenza aplicou 36.657 doses da vacina o que representa 67,44% do público alvo. A meta é de que, até o dia 31 de maio, quando encerra a campanha, um total de 54.356 pessoas estejam protegidas dos vírus H1N1, H3N2 e influenza B. A vacina é gratuita e está sendo aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade.

O público alvo da campanha é composto de:  gestantes, puérperas,  crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde,  professores,  povos indígenas, jovens e adolescentes de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, pessoas  privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional,  militares,  civis, bombeiros,  membros das forças armadas e guardas municipais.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.

A Superintendente da Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, ressalta a importância da imunização. “Já temos registro de morte na Bahia e em Pernambuco, este com registro em Petrolina, cidade co-irmã de Juazeiro. É importante que o público pertencente aos prioritários busque as unidades de saúde para vacinação. Até o momento o registro na cidade é baixo na procura pela vacinação e sabemos que o método mais eficaz para proteção contra o vírus é a vacinação”, explicou.

A campanha de vacinação  segue até o dia 31 de maio e, para garantir a imunização, é  preciso  comparecer em uma Unidade de Saúde. Na sede, os postos de saúde funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h e no interior somente no período da manhã. Todos devem levar documento oficial com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro