Juazeiro/BA, 24 de novembro de 2020


Covid-19

Secretaria da Saúde abre unidades de saúde no período noturno para atendimento do público masculino em Juazeiro

ASCOM em 22/nov/2018

Débora Sousa/SESAU

Com objetivo de conscientizar o público masculino para os cuidados com a saúde, a Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro realizou um momento diferente na noite desta quarta-feira (21). As Unidades Básicas do bairro Itaberaba e do Alto da Aliança estiveram abertas com atendimentos médicos, realização de testes rápidos, atendimento com o dentista, vacinação, palestras e entretenimento.

No bairro Itaberaba foram registrados 30 atendimentos médicos, 19 atendimentos com a dentista e 26 testes rápidos. No bairro Alto da Aliança foram registrados 20 atendimentos médicos, 10 odontológicos, 22 vacinas e 18 testes rápidos. Na manhã desta quinta-feira (22) os atendimentos específicos para a saúde masculina aconteceram no bairro Tabuleiro e registraram 26 atendimentos médicos e 15 testes rápidos.

Venízio Pereira participou pela primeira vez desse momento de cuidados com a saúde no período noturno e, para ele, “é interessante até porque o homem não tem essa disponibilidade durante o dia, então aprovo a realização do atendimento à noite”, Venízio Pereira. Casada com Vnízio há 12 anos, Ediulza Gomes acompanhou o marido e ressalta que, “no mínimo uma vez por mês deveriam promover esse tipo de atendimento, porque a mulher dá um jeito de procurar atendimento médico, mas o homem sempre inventa uma desculpa para não vir.”.

Gilmar Martins trabalha como cortador de cana e fala da dificuldade de atendimento durante o período diurno. “Estou achando ótimo porque, geralmente, a gente quase não tem acompanhamento médico, porque sempre chega tarde em casa, então se tem uma oportunidade como essa tem que aproveitar e realizar todos atendimentos que estão sendo oferecidos”, expressou.

Para que os homens soubessem dos atendimentos, as Agentes de Saúde estiveram de casa em casa comunicando sobre o evento. Para o autônomo Criscelino Evariston da Silva “a iniciativa é boa porque a pessoa tem mais oportunidade de atendimento perto de casa, sem precisar se deslocar para o centro da cidade para ser atendido por um médico. A gente não tem tempo durante o dia e à noite é mais fácil para cuidar da saúde”, pontuou.

De acordo com a enfermeira e gerente da UBS do bairro Itaberaba Carla Priscila, o motivo da abertura para atendimento à noite é a grande presença de trabalhadores da zona rural e “eles mal procuram a unidade, então em alusão ao Novembro Azul nós aproveitamos para usar estratégia e atender esse público à noite”, concluiu.

Os atendimentos voltados a este público aconteceram também nesta quinta-feira, (22) na UBS do bairro Tabuleiro. Na programação de atendimentos voltados ao novembro azul no dia 27 de novembro os atendimentos acontecerão das 8h às 14h no bairro João Paulo II com atendimento médico, demanda sema marcação, palestras, atendimento com dentista e a participação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro