Juazeiro/BA, 21 de setembro de 2020


Covid-19

Secretária Cida Gama participa de evento comemorativo aos 4 anos de implantação da Ronda Maria da Penha em Juazeiro

ASCOM em 17/dez/2019

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

Através de um ciclo de palestras pautadas no tema ‘Mulher e Contemporaneidade: desafios e perspectivas’ foi comemorado nesta terça-feira (17) os 4 anos de implantação da Ronda Maria da Penha em Juazeiro. A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), Cida Gama, participou do evento comemorativo juntamente com a diretora de mulheres da SEDES Quitéria Lima, momento em que receberam o título ‘Defensores de Maria’, honraria concedida pela Ronda para pessoas que contribuem para o sucesso da operação.

O evento que aconteceu no auditório da 6ª Superintendência Regional da CODEVASF em Juazeiro reuniu diversas lideranças femininas no assunto e autoridades locais e estaduais, inclusive a Major e Comandante da Ronda Maria da Penha na Bahia, Denice Santiago. Na oportunidade a secretária Cida Gama enfatizou o compromisso da Prefeitura de Juazeiro em ofertar uma rede de serviços diferenciados e humanizados para a prevenção e acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica.

“Somos todos seres humanos perante Deus, independente de sermos mulheres ou homens, por isso, devemos nos respeitar. No momento em que o ser humano se respeitar, nós teremos uma sociedade mais evoluída e mais ciente dos seus objetivos. Sou mulher e atualmente estou secretária da primeira cidade no interior da Bahia a receber a Ronda Maria da Penha. Temos hoje uma rede fortalecida graças a parcerias como esta com o Governo do Estado, através da Policia Militar e trabalhamos diariamente buscando soluções para os conflitos e a construção de uma política pública voltadas à mulher, e a toda sociedade”, disse a secretária.

Em sua palestra intitulada ‘O Encontro de um Sentido: Reinventando minha história, na história de outras mulheres’, a Major Denice Santiago falou sobre a sua trajetória de vida e a importância da Ronda Maria da Penha. “A Ronda Maria da Penha foi criada por nosso Governo do Estado em 8 de março de 2015 para proteger mulheres em situação de violência doméstica familiar. Juazeiro foi a primeira cidade no interior do estado a receber essa política pública, conquistando assim a perspectiva de atuação da Policia Militar neste enfrentamento. Para mim esses 4 anos foram fundamentais para a consolidação da rede em todas as cidades onde a Ronda Passa, mas também para engajar a Polícia Militar no enfrentamento da violência contra a Mulher. Nosso foco hoje é passar à estas mulheres que esta corporação está aqui disposta e apta a protegê-las”, destacou.

A Ronda – atua na assistência às mulheres baianas com medidas protetivas decretadas pela Justiça e se consolidou como um serviço de qualidade e proteção às mulheres em situação de violência doméstica. Reconhecida nacionalmente, a RPM é fruto de assinatura de um termo de cooperação técnica entre as secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) e de Segurança Pública (SSP), Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça da Bahia.

A SPM-BA preside o comitê gestor da Ronda Maria da Penha. A Ronda, ainda, trabalha na prevenção e repressão de atos de violações de dignidade das mulheres, no enfrentamento à violência doméstica e familiar, na garantia do cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência, na dissuasão e repressão ao descumprimento de ordem judicial e, por fim, no encaminhamento das mulheres à Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica no âmbito municipal ou estadual.

Atualmente, a RMP conta com sua própria sede no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) no bairro de Periperi, em Salvador. A Bahia conta com 14 unidades da Ronda, localizadas nos municípios de Salvador, Juazeiro, Paulo Afonso, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jacobina, Itabuna, Senhor do Bonfim, Lauro de Freitas, Campo Formoso, Sobradinho, Itaparica, Guanambi e Barreiras.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro