Juazeiro/BA, 23 de setembro de 2020


Covid-19

Saúde da mulher é tema de encontro da equipe de enfermagem da Atenção Básica de Juazeiro

ASCOM em 06/jun/2017

Andréa Meireles/PMJ

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), por meio da Gerência de Humanização, promoveu o I Encontro de Humanização da Saúde da Mulher. A atividade teve como público alvo a equipe de enfermagem da Atenção Básica. O evento ocorreu na semana passada e ainda contou com representantes da Secretaria de Gestão de Pessoas, da Maternidade e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

De acordo com a gerente de Humanização, Jussara Rêgo, o encontro foi um avanço no quesito humanização. “Foi uma atividade em prol do cuidado e da atenção com a mulher de Juazeiro, que contou com a integração das equipes da atenção básica com as equipes da maternidade”, explica.

Na ocasião, a superintendente de Gestão de Pessoas, Ana Paula Moreira, realizou uma dinâmica de motivação profissional. Em seguida, as enfermeiras da Diretoria de Projetos Estratégicos da Sesab, Jane Gláucia e Maristela Silva, apresentaram a estratégia do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, que estará em Juazeiro de 1 a 15 de agosto, atendendo mulheres de 50 a 69 anos.

Durante o evento, ainda foram discutidas questões sobre pré-natal e parto humanizado. De acordo com a enfermeira obstetra da maternidade, Waldirene dos Santos, o objetivo do encontro foi unir forças entre a Atenção Básica e a Atenção Hospitalar, a fim de melhorar a qualidade da assistência da mulher.

“Buscamos alternativas que façam com que essas mulheres entrem na maternidade com mais consciência e sabendo dos seus direitos, para facilitar o nosso trabalho e diminuir cada vez mais o número de partos cesáreos na nossa região”, explica.

Segundo a enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Alto da Aliança, Luana de Oliveira, a atividade era esperada por todos os profissionais da Atenção Primária. “Tivemos respostas para as nossas indagações. A equipe da maternidade está sendo receptiva com as demandas que estamos apresentando e, realmente, propondo soluções para isso”, avalia.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro