Juazeiro/BA, 27 de outubro de 2020


Covid-19

SAAE termina 2019 com resultados positivos em todos os setores

ASCOM em 19/dez/2019

Antônio Pedro – Ascom/SAAE

Os resultados alcançados em 2019 pelo Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro, quanto à melhoria do abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, remoção de resíduos, coleta do lixo domiciliar e cuidados com o meio ambiente são frutos de um trabalho realizado em equipe e, principalmente pelo comprometimento de todos.

Foram implantados mais de 15mil/m de redes de distribuição e ramais de água melhorando o abastecimento em diversos bairros da cidade. Foram recuperados  15 mil/m² de calçamento em paralelepípedos melhorando a trafegabilidade em diversos pontos. A melhoria em todo o sistema de abastecimento, inclusive com a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade para abastecer até 45 mil pessoas, resultou em mais de 900 novas ligações de água, comprovando o crescimento de Juazeiro.

“Estamos terminando mais um ano à frente do SAAE com o mesmo entusiasmo de quando começamos. Os desafios são muitos, mas graças ao empenho de todas as equipes vamos trabalhando e superando as dificuldades. Encerramos 2019 com o início da obra de esgotamento sanitário do Angari, esperada há muito pelos moradores daquele histórico Bairro. Estamos concluindo mais uma adutora de grande porte com 9Km de tubulação de 300 milímetros que levará água à área do presídio e da Faculdade de Medicina. Com a duplicação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) estamos preparando Juazeiro para os próximos 30 anos no que se refere a esgotamento sanitário, juntamente com a construção das 20 estações elevatórias, redes coletoras de esgoto, emissários e ligações condominiais”, ressaltou o diretor presidente do SAAE Joaquim Neto.

Maria Alzeni ficou feliz ao ver as máquinas trabalhando no saneamento do seu bairro. “Eu esperei muito tempo por esse momento e, graças a Deus e ao prefeito Paulo Bomfim, estou vendo a realização desse sonho que é a retirada dos esgotos do nosso bairro”, festejou a moradora do Angari

Moradora do Residencial Dr. Humberto Pereira, Maria Aparecida dos Santos atesta a melhoria do abastecimento de água no seu bairro. “Melhorou bastante, depois da construção desta nova estação. Agora temos água todos os dias com pressão boa para encher a caixa e ficar tranquila com nossos afazeres”, disse a moradora.

Os investimentos realizados pelo SAAE chegaram também ao interior do município melhorando a qualidade de vida de moradores de todos os distritos. Novas adutoras e poços tubulares foram implantados levando água para o consumo humano e dessedentação animal para diversas comunidades. “Para o produtor rural João Rodrigues da Silva, morador da localidade de Jaburu, distrito de Itamotinga, a perfuração e instalação do poço na sua comunidade foi a salvação para muitas famílias. “Hoje temos água suficiente para beber e matar a sede dos nossos bichos. Já não sabíamos mais o que fazer para manter o rebanho nessa caatinga seca. O SAAE veio e mudou nossa realidade. Agora basta abrir o registro e temos água toda hora”, reforçou.

Na região de Maniçoba três novas adutoras já estão abastecendo com água do Rio Francisco, cerca de mil famílias de 16 comunidades. O interior de Juazeiro está sendo assistido e as comunidades da zona rural atendidas pelas ações do SAAE com implantação de poços, adutoras, manutenção de bombas e cataventos.

Os avanços são visíveis também na limpeza da cidade com a retirada diária de 170 toneladas de lixo domiciliar e uma média de 100 toneladas de resíduos sólidos. A coleta seletiva, através da parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (COOPERFITZ) cresce a cada dia com as equipes dos Setores Social e de Meio Ambiente do SAAE realizando palestras e oficinas nas escolas da rede municipal de ensino para o reaproveitamento dos materiais recicláveis. Com esse trabalho desenvolvido, os estudantes acabam se transformando em agentes multiplicadores levando o conhecimento até sua casa e incentivando a família na separação dos resíduos.

Desde que foi criado, o Programa SAAE em Ação já esteve em 22 escolas com as oficinas e gincanas sobre a coleta seletiva, mais de 2.500 estudantes participantes, e 34 toneladas de material reciclável coletadas. “Aproveito a ocasião para agradecer a todos que fazem o SAAE e dizer que, mesmo diante dos problemas foi um ano de vitórias, pois conseguimos realizar muitas ações e concretizar sonhos há muito adormecidos. Com a confiança do prefeito Paulo Bomfim e a disposição de todos vocês tenho a convicção de que continuaremos avançando em 2020, melhorando ainda mais os nossos serviços para atender bem a população juazeirense”, concluiu Joaquim Neto.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro