Juazeiro/BA, 20 de setembro de 2020


Covid-19

SAAE leva coleta seletiva para o Distrito de Maniçoba

ASCOM em 18/abr/2018

Antônio Pedro/Ascom SAAE

Desde que assumiu a coleta e destino final dos resíduos sólidos que o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro vem incentivando a coleta seletiva no município em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro – COOPERFITZ.  O trabalho que já foi iniciado na cidade, com a implantação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), colocação de lixeiras para produtos recicláveis, palestras em escolas e associações de moradores e parceria com os condomínios, se estende agora para o interior do município.

A primeira comunidade do interior beneficiada com o programa coleta e destino final dos resíduos sólidos foi o Distrito de Maniçoba que teve disponibilizado o galpão da antiga UOD para o recebimento de todo lixo reciclável sempre às segundas e quintas-feiras das 8h às 12 horas.

Para o diretor executivo do DIM Valter Matias, esta parceria dará bons frutos, pois chega em boa hora. “É um projeto que terá resultados significativos para o meio ambiente e a limpeza da nossa comunidade. A coleta seletiva, além de retirar o lixo das ruas e dos lotes, vai também melhorar as condições de vida dos catadores. Sabemos que os colonos podem também fazer a sua parte retirando o lixo dos seus lotes e levando até o depósito. Em breve estaremos construindo outro galpão para receber as embalagens de produtos que contenham agrotóxicos. Não tenho duvidas de que essa parceria com o SAAE será benéfica para todos”, ressaltou.

A Superintendente do SAAE Margarida Carvalho explica que tanto os colonos, moradores do distrito e os comerciantes podem levar ao depósito: garrafas pets, papelão, embalagens de recipientes de limpeza, baldes, potes e copos descartáveis, jornais, livros, caixa de leite, canos, lonas, mangueiras e ferro.  “O SAAE estará também colocando lixeiras e pontos de entrega voluntária na sede do distrito, além do trabalho de conscientização através das assistentes sociais que irão proferir palestras nas escolas e visitas aos domicílios falando da importância desse trabalho”, informou.

Morador do distrito de Maniçoba, o vereador Reinaldo Sabino afirma que o povo da sua terra saberá acolher bem esse projeto, por entender que os benefícios ao meio ambiente serão enormes. “Encontramos no diretor do SAAE Joaquim Neto, este compromisso com o interior que valoriza o homem do campo. São programas como esse da coleta seletiva que chega à nossa comunidade, que vai dando cada vez dignidade ao nosso povo”, concluiu.

E para dar mais incentivo à comunidade da Maniçoba, o diretor executivo do DIM Valter Matias informa que “todos que levarem o lixo até o galpão receberão um cupom e vão concorrer ao sorteio de uma bicicleta na ultima sexta-feira de cada mês, sorteada na Rádio Liberdade FM pela direção do Distrito de Irrigação de Maniçoba”.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro