Juazeiro/BA, 03 de dezembro de 2020


Covid-19

SAAE faz parceria com a Cooperativa para incentivar a coleta seletiva de lixo em Juazeiro

ASCOM em 23/mar/2017

Antônio Pedro/Ascom SAAE

A coleta seletiva é uma alternativa para minimizar o impacto da produção maciça de lixo que é jogado na natureza, uma vez que alguns materiais levam muito tempo para se degradar. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios.

Cumprindo o que determina a Lei nº 11.445/2007, que incorpora ao saneamento básico os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro (SAAE) assume agora a coleta e destinação do lixo, com o compromisso de melhorar ainda mais este serviço. Avalia-se que a população juazeirense produza diariamente cerca de 170 toneladas de lixo, sendo que deste volume, de 40 a 50% é material reciclável.

Para incentivar a coleta seletiva em toda a cidade, o SAAE firmou parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro – COOPERFITZ, objetivando melhorar as condições de trabalho e a renda dos associados. Dez novos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) foram instalados em locais estratégicos no Centro da cidade e, tantos os associados da cooperativa como a equipe do serviço social do SAAE, estão visitando todo o comércio conscientizando as pessoas sobre a importância da coleta seletiva.

Nesta quarta-feira (22) o diretor do SAAE, Joaquim Neto e o secretário de Serviços Públicos, Celso Leal, estiveram reunidos com os membros da COOPERFITZ, reforçando o compromisso do governo municipal em melhorar as condições de trabalho dos mesmos. Para Joaquim Neto, Juazeiro tem muito a crescer no segmento dos recicláveis, pois conta com o trabalho dos catadores agora mais motivados por essa parceria. “Estou muito otimista com esse novo desafio e acredito na união de forças para concretizar esse avanço. Todos os passos dados foram importantes, porém estamos diante de uma nova realidade, com novas idéias e com a vontade de continuar avançando”, disse Joaquim que presenteou cada associado com uma cesta básica.

Celso Leal reforçou o compromisso da sua pasta em continuar contribuindo para a melhoria dos serviços, principalmente na limpeza da cidade. Representando os cooperados, Raimundo Francisco da Silva agradeceu a visita da equipe e se disse otimista com esse novo momento da COOPERFITZ. “Temos visitado algumas cooperativas em outras cidades e visto os avanços. Estávamos precisando desse apoio para nos motivarmos e continuar fazendo o nosso trabalho com mais dignidade”, pontuou.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro