Juazeiro/BA, 01 de outubro de 2020


Covid-19

SAAE comemora Dia da Água com ações educativas

ASCOM em 23/mar/2018

Por Antônio Pedro – Ascom/SAAE

Para festejar o Dia Mundial da Água (22 de março) o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro realizou uma série de ações durante toda a semana. Em parceria com o Programa Escola Verde da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, o Setor de Meio Ambiente do SAAE recebeu nesta quinta feira (22), alunos do Colégio Estadual Professor Pedro Raimundo Rodrigues Rego, que em uma aula prática, conheceram todas as etapas do tratamento da água.

Os estudantes do Ensino Fundamental que estavam acompanhados das professoras Gilmara e Mara Ribeiro, foram recebidos na Estação de Tratamento de Água do SAAE (ETA) pela  técnica do Meio Ambiente, Thais Lima, a laboratorista Geisa Dayane e pelo responsável pela ETA, Ivanildo Carvalho. Pela Univasf acompanharam a ação os técnicos em meio ambiente Almir Amorim e Edileide Silva.  Eles explicaram todas as etapas de tratamento da água e responderam aos questionamentos dos estudantes e das professoras.

A aluna Maira Vieira revelou ter ficado impressionada com a dificuldade mostrada para que a água chegue com qualidade às torneiras. “Nunca pensei que fosse tão difícil para tratar a água. A partir de hoje vou economizar ainda mais, pois aprendi o valor que ela tem”, pontuou. Carlos André assegurou que já faz a sua parte, mas que agora vai se preocupar ainda mais. “Só depois que conhecemos todo esse trabalho é que vemos o quanto devemos preservar a água para que ela não falte”.

Para a professora Gilmara Ribeiro, a visita foi fundamental para enriquecer os conhecimentos dos alunos. “Passamos a semana toda com atividades em sala de aula referentes à água, mas precisávamos ver na prática como funciona todo o sistema de tratamento. Tenho certeza de que os alunos sairão daqui com outra visão sobre esse bem tão precioso que é a água”, reforçou.

À tarde funcionários dos setores social, administrativo e comercial do SAAE estiveram no centro da cidade distribuindo panfletos e conscientizando as pessoas sobre o uso correto da água. Na Praça Aprígio Duarte houve palestras e exibição de vídeos documentários sobre a água.

A dona de casa Jucélia Oliveira, que passava pelo local, parou para assistir e elogiou a iniciativa. “Muito bom esse trabalho, pois mesmo sabendo que a água um dia pode acabar ainda tem muita gente que desperdiça. Só através da conscientização é que vamos aprender a economizar”, disse. Já o mototaxista José Carlos Nascimento, afirmou que ia levar as informações para casa e repassar para a família. “É sempre bom aprender mais, principalmente como economizar, pois a água que pagamos é cara e temos que valorizar o que temos”, expôs.

As ações referentes à Semana da Água têm continuidade nessa sexta feira (23), quando os setores de engenharia e social do SAAE estarão na Escola José Pereira da Silva, no Bairro Itaberaba, falando sobre a importância da água e os benefícios do saneamento básico.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro