Juazeiro/BA, 25 de setembro de 2020


Covid-19

SAAE avança na construção do Plano Municipal de Resíduos Sólidos

ASCOM em 29/ago/2019

Antônio Pedro – Ascom/SAAE

Após ter aprovado o Plano Municipal de Saneamento o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro iniciou a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), instrumento de planejamento para a estruturação do setor público na gestão dos rejeitos. As reuniões acontecem mensalmente e, segundo o engenheiro Henrique Santiago, responsável pela coordenação do plano, já foram criadas as instâncias de coordenação e representação, comitê gestor e grupos de sustentação.

Com a criação do PMGIRS o SAAE cumpre a Lei 12.305/2010 e planeja o município  para  os próximos 20 anos na gestão integrada e gerenciamento dos resíduos sólidos. Santiago explica ainda que o município já decretou a formação do Comitê Gestor, composto por membros do SAAE, SEDUC, UNIVASF, CREA e Movimento Popular e Cidadania (MPC).

“A formação do grupo técnico fica responsável pela realização das etapas consecutivas que serão o diagnóstico, proposições e consultas públicas. Já visitamos mais de 40 entidades públicas e privadas, e fizemos pesquisa de campo dos resíduos dos serviços de saúde para a realização do diagnóstico. Após essa etapa começaremos copilar o plano para apresentação ao comitê e iniciar os debates com a sociedade através de seminários de preposições”, adiantou o coordenador.

Ao final da elaboração do plano o mesmo será encaminhado à Câmara Municipal para análise dos vereadores. “O prefeito Paulo Bomfim e o diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto, nos confiaram esta missão e vamos apresentá-las aos vereadores. Este plano constitui uma condição fundamental para que os municípios continuem tendo acesso a recursos da União Federal destinados ao setor de resíduos sólidos e deverá ser revisado a cada quatro anos, e a participação da Câmara de Vereadores é uma etapa importante deste processo”, reforçou Henrique.

Representantes dos órgãos envolvidos com o tema estiveram reunidos nessa quinta feira (28), no auditório da UNEB, onde foram criados pequenos grupos para discutir a elaboração do PMGIRS e apresentar sugestões.

Dentro das atividades do diagnóstico a população pode participar acessando o endereço eletrônico www.saaejuazeiro.com.br e responder, na página de resíduos sólidos, o questionário para colabora com a  efetivação do plano.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro