Início Reunião entre prefeitura e feirantes traça plano de revitalização de feira livre e mercado no Alto da Maravilha

Autarquia Municipal de Abastecimento - AMA

27/02/2021 17h56 Atualizado há 3 anos atrás

A Prefeitura de Juazeiro está dando sequência às ações de melhorias nas feiras livres e mercados da cidade, com o objetivo de oferecer espaços adequados para permissionários, feirantes e consumidores. Esta semana, por exemplo, foi a vez do superintendente de Feiras e Mercados, José Carlos Medeiros, se reunir com os permissionários que trabalham na feira do bairro Alta Maravilha e do mercado Arnaldo Vieira do Nascimento.

Na ocasião, que contou com um número significativo de permissionários presentes, a pauta inicial da reunião tratou das regras de funcionamento das feiras e mercados de Juazeiro. Em seguida, Medeiros apresentou o plano do governo Suzana Ramos, através da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), de revitalização de toda a região que envolve o Alto da Maravilha, em especial a chamada “Feira do Rolo”, o mercado Arnaldo Vieira e a feira livre da comunidade.

Ficou combinado, entre as partes que, inicialmente, será realizado um diagnóstico geral pela Superintendência a respeito das demandas do mercado Arnaldo Vieira do Nascimento, que se encontra em estado de degradação, por falta de investimento. Ficou estabelecido, também, que a “Feira do Rolo” deverá receber atenção, visto que, de acordo com o projeto de revitalização, será uma área em que se planeja intensificar o fluxo de pessoas.

Dificuldades

Os permissionários falaram das dificuldades financeiras, em consequência das poucas vendas e expressaram esperança com os planejamentos da prefeitura. A previsão é iniciar, no mês de março, um cadastramento para avaliar quem, de fato, trabalha no local e se essas mesmas pessoas ocupam outros espaços de venda. O intuito é democratizar, o máximo possível, o acesso à área para todos os comerciantes do setor.

Outras propostas

Levando a mensagem do diretor da AMA, Britoaldo Alves Bessa, o superintendente José Carlos Medeiros finalizou a reunião reiterando os objetivos do governo municipal, pontuando, inclusive, a necessidade de aumentar os dias de funcionamento da feira e do mercado.

Ele também reiterou o plano de levar àquela área o segmento de transportes alternativos, para intensificar o fluxo de pessoas no local. E garantiu que a prefeitura irá reordenar o espaço, melhorar as instalações para que comerciantes possam ter condições melhores de trabalho. “Apesar de não ser um trabalho fácil, por causa do estado em que a feira e o mercado se encontram, tudo isso faz parte das prioridades do governo da prefeita Suzana e, portanto, será efetivado”, enfatizou Medeiros.

Texto: Welington Alves – Ascom/AMA/PMJ