Reunião discute parcerias entre secretarias municipais de Juazeiro

Por Fabiana Diniz/SEDES

A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama se reuniu na tarde desta terça-feira (06) com a secretária de Educação e Juventude, Lucinete Alves e equipes das duas secretarias para discutirem parcerias envolvendo programas similares que atendem a crianças e adolescentes no município.

A ideia é que ações como os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) desenvolvidos pelos CRAS possam atuar de forma integrada aos programas da Seduc para atenderem a um público cada vez maior. “São programas parecidos que trabalham com o mesmo público, mesma faixa-etária e o entendimento é que eles possam atuar juntos para melhor atender a essa parcela da população que inclui, prioritariamente, crianças e adolescentes. Nós do social acompanhamos as famílias dos alunos através dos CRAS e a Educação está mais perto do aluno”, declarou a secretária Cida Gama.

O SCFV é um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências. As atividades são desenvolvidas nos CRAS dos bairros com grupos divididos por faixa-etária.

Alguns programas já vêm sendo desenvolvidos com resultado no município a exemplo ‘Se liga’ e ‘Acelera’, o ‘Mais Educação’, o ‘Educação Nota 10’. De acordo com a secretária Lucinete Alves, desde 2015 quando o município implantou o Educação Nota 10 para fazer um gerenciamento diário da falta dos alunos o município conseguiu identificar situações precárias concentradas em alguns bairros com maior índice de vulnerabilidade social. “Podemos pensar em uma alternativa que possa combater a esses problemas juntamente com a Sedes. Se a criança falta a aula entendemos que há um problema, seja na escola, seja em casa. O que está dentro da escola fica mais fácil de lidar. Já o que está fora é mais acessível para o social.  Vamos pensar como a gente junta essas ações, por que no final das contas é o mesmo público”, completou.

 

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo