Juazeiro/BA, 26 de setembro de 2020


Covid-19

Representantes do Território Piemonte da Diamantina visitam empreendimentos certificados com o SIM em Juazeiro

ASCOM em 12/mar/2020

Lene Radina/ADEAP

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Elayne Borges, acompanhada do chefe de Gabinete Arlindo Aragão e da equipe do Serviço de Inspeção Municipal da ADEAP, recebeu nesta quarta-feira (11), a visita de representantes do Território Piemonte da Diamantina, composta pelo prefeito do município de Caem, Gilberto Matos, representantes do Banco do Nordeste, CAR e produtores, além de representantes do Território Sertão do São Francisco. Durante todo o dia o grupo visitou os empreendimentos certificados com o Selo de Inspeção Municipal – o entreposto de ovos localizado na comunidade de Canoa (Massaroca) e a Queijaria Núcleo na comunidade de Cacimba do Silva (Itamotinga).

A visita foi uma iniciativa do Consórcio Público de Desenvolvimento do Território Piemonte da Diamantina, que pretende implantar nos municípios que o compõe (Caem, Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Saúde, Serrolândia, Umburanas e Várzea Nova) o Selo de Inspeção Municipal (SIM) e com isso, buscar modelos de sucesso de empreendimentos certificados.

“Com a demanda para montar um entreposto de ovos na cidade de Caem, trouxemos os produtores para conhecer a realidade daqui, para eles conhecerem como é um entreposto de ovos, qual é a estrutura, os equipamentos mínimos necessários para a implantação na nossa região. A visita está sendo muito proveitosa, pois estamos conhecendo a estrutura do equipamento, que é funcional e com o fluxo correto de produção”, destacou Jana Rios Dias, veterinária e coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal do Consórcio Piemonte da Diamantina. A veterinária também informou que das oito cidades que fazem parte do consórcio, sete já possuem a lei da criação do SIM e seis cidades já estão regulamentadas.

O prefeito de Caem e presidente do Consórcio Piemonte da Diamantina, Gilberto Matos, agradeceu a equipe da prefeitura de Juazeiro pela receptividade. “Hoje nossa equipe veio em busca de experiências de sucesso. Em breve estaremos implantando o SIM no nosso Consórcio, localizado na cidade de Jacobina e desde que assinamos o convênio com a CAR estamos realizando visitas em algumas localidades. Escolhemos a cidade de Juazeiro por ter a sua certificação própria e conhecimento na comercialização dos produtos. Em nosso grupo temos produtores que trabalham com ovos, queijos e leite e a nossa intenção é a troca de conhecimentos”, explicou.

Na ocasião, a comitiva conheceu as instalações dos dois empreendimentos certificados, além de todo o processo de produção. Gilmar Nogueira Lima, representante da Associação dos Pequenos Produtores de Canoa, explicou que no entreposto de ovos o trabalho é feito em processo de mutirão com os membros da cooperativa de Canoa de forma voluntária. “Após a certificação com o SIM, o nosso trabalho melhorou cem por cento e a nossa demanda aumentou, pois comercializar um produto de qualidade e de forma legal é muito gratificante”, observou.

Já o presidente da Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Cacimba de Silva e Região (COOPERCAR), Adailton Almeida Alves, falou das mudanças positivas desde a inauguração da Queijaria Núcleo. “O selo abriu muitas possibilidades de vendas, oportunizando maior lucratividade e ampliando o nosso mercado comercial”, disse.

Na ocasião, a secretária da ADEAP, Elayne Borges falou da felicidade em receber os visitantes e poder servir de modelo para demais cidades na implantação do SIM. “A Prefeitura, através do prefeito Paulo Bomfim, tem possibilitado cada vez mais o desenvolvimento do homem do campo. Nosso papel não é apenas fiscalizar e orientar, mas também oferecer possibilidades de crescimento e melhorias aos empreendimentos certificados com o selo. É uma grande honra poder ser exemplo de sucesso para os municípios do Território Sertão do São Francisco, bem como para os municípios dos demais territórios de identidade”, frisou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro