Juazeiro/BA, 01 de outubro de 2020


Covid-19

Relatório do último quadrimestre de 2019 da Saúde de Juazeiro é apresentado em audiência pública

ASCOM em 27/fev/2020

Luiz Hélio/Sesau

Na manhã desta quinta-feira, 27, a secretária municipal da Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, apresentou na Câmara Municipal o relatório de gestão referente ao último quadrimestre de 2019, em cumprimento ao disposto em Lei.

Essa prestação de contas tem como objetivo tornar pública e levar à apreciação dos vereadores a execução orçamentária e financeira, as fontes de receitas, os indicadores dos avanços e do que precisa avançar, além das metas e promoção das políticas públicas da gestão da Saúde no município. Interpelada por alguns vereadores, Fabíola Ribeiro respondeu aos questionamentos mostrando dados que comprovam o aumento dos investimentos na Saúde e a melhoria de diversos serviços ofertados aos pacientes da rede.

“A obrigação do município é investir o mínimo de 15% na área, porém foram aplicados 22,59% dos recursos, totalizando R$ 57.318.000,00 em 2019. Somos cientes de que as demandas da população são crescentes e que por isso ainda precisamos avançar mais na oferta dos serviços prestados. Não podemos deixar de destacar também os indicadores positivos que temos alcançado através da dedicação de toda a nossa equipe e do compromisso do prefeito Paulo Bomfim com a Saúde de Juazeiro”, ressaltou a secretária.

Na mesma audiência também foi apresentado o relatório da Secretaria de Finanças pela assessora de Gabinete Zalitea Mendes, que entre outras coisas destacou o cumprimento do limite constitucional de 54% de despesa de pessoal, com a Prefeitura apresentando um índice de 47,11%. Além disso, mostrou que Juazeiro só usa hoje 18% da sua capacidade de endividamento, que está com as finanças equilibradas e em viés de muito mais crescimento.

“Sempre é importante lembrar que diversos municípios do Brasil passam hoje por sérias dificuldades, com dívidas crescentes e sem condições de crescimento em quase nenhuma área. Juazeiro, no entanto, faz o dever de casa cuidando bem das finanças, mantendo pagamentos de folha salarial, férias e décimo terceiro rigorosamente em dias e tocando as obras que a população necessita. Tudo isso, além de cumprir com as obrigações constitucionais, ainda atrai investimentos públicos e privados”, concluiu Zalitea.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Alex Tanuri, falou sobre a importância da audiência. “É importante para a democracia e para toda a sociedade quando o poder executivo, com base no cumprimento constitucional, vem ao legislativo prestar contas das suas finanças e dos investimentos na área da Saúde. Tanto a Prefeitura quanto a Câmara Municipal têm cumprido com o papel de mostrar transparência na aplicação dos recursos públicos”.

 

 

 

 

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro