Juazeiro/BA, 20 de setembro de 2020


Covid-19

Quarta turma conclui curso de Primeiros Socorros para Agentes comunitários de Saúde em Juazeiro

ASCOM em 19/ago/2019

Priscila Guedes/SESAU

Aprimorar os serviços prestados pelos Agentes Comunitários de Saúde/ACS para aproximá-los da comunidade assistida com especializações humanitárias foi um dos objetivos da Secretaria da Saúde de Juazeiro/SESAU com a realização do curso de Primeiros Socorros Básicos para Agentes Comunitários de saúde. O encerramento da quarta turma aconteceu na última sexta-feira (16).

As aulas teóricas aconteceram no auditório da Secretaria de Educação/ SEDUC e as práticas na Escola de Enfermagem, em Petrolina. Nos últimos dois meses, os cursos que foram realizados através da Gerência de Educação Permanente e Humanização, em parceria com a Escola de Gestão de Pessoas/EGESP e a Escola Técnica de Enfermagem Valquíria Saturnino, reuniram e treinaram em média, quatrocentos agentes comunitários de saúde.

De acordo com a Secretária da Saúde de Juazeiro Fabíola Ribeiro, o papel social dos agentes comunitários é de grande relevância no contexto de mudanças das práticas de saúde junto à população. “Na perspectiva de que se possa ampliar o conhecimento inicial da prática cotidiana do Agente Comunitário de Saúde, espera-se que este curso venha contribuir na fomentação de uma formação profissional de qualidade.”, acrescentou a secretária.

Para Ana Paula Teixeira, enfermeira e professora da Escola de Formação em Saúde Drª Valquíria Saturnino, primeiros socorros é um tema que deve ser amplamente divulgado. “Esse treinamento é fundamental, já que os Agentes de Saúde são os profissionais que estão mais próximos da população. Estamos muito satisfeitos porque os profissionais têm saído dos treinamentos confiantes de que podem ajudar e serem peças fundamentais no salvamento de alguém”.

A quarta e última turma do curso contou também com a participação da professora da Faculdade Unyleya, Adriana Moreira, que aprovou a iniciativa da prefeitura e comemorou a quantidade de agentes que se propuseram a aperfeiçoar as técnicas a serviço das comunidades. “É gratificante colaborar numa formação como esta, ensinando e tirando dúvidas desses profissionais, para que saibam como agir em situações que necessitem de assistência imediata”, destacou Adriana.

Para o agente comunitário de saúde do distrito de Maniçoba, Pedro Antônio, o curso de primeiros socorros foi fundamental para o aperfeiçoamento do atendimento à população. “É importante termos noção dos primeiros socorros, já que trabalhamos em zona rural e podemos nos deparar com situações que demandam esse conhecimento básico, podendo até salvar vidas. Espero poder participar de outras atividades como essa.”, conta Pedro.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro