Juazeiro/BA, 01 de outubro de 2020


Covid-19

Qualifica Mais completa dois anos capacitando e mudando a vida das pessoas em Juazeiro

ASCOM em 11/nov/2019

Por Fabiana Diniz/SEDES

Lançado há exatos 2 anos em Juazeiro, o programa Qualifica Mais que promove capacitação profissional para jovens do município, já qualificou mais de 3 mil pessoas, na sede e no interior. Ao longo desse tempo foram desenvolvidos 34 cursos e 87 oficinas abrangendo áreas desde informática básica, beleza, culinária, moda até assistente de Recursos Humano. Muitos ex-alunos do programa já estão atuando na área e conseguem empreender e ocupar lugar de destaque no mercado de trabalho.

Leandro Lima, que fez o curso de Mecânico de Refrigeração e Climatização há um ano já abriu sua própria empresa e hoje mantém a família com a renda quem obtém do seu negócio. “Quando o curso surgiu, estava desempregado e logo que vi o anúncio optei por fazer porque vi como uma oportunidade de profissionalização e de manter minha casa. Fiz o curso e quando ainda estava na metade comecei a pegar alguns serviços com ferramentas emprestadas. Antes mesmo de finalizar o curso fiz um investimento, comprei as ferramentas que precisava e mesmo desempregado confiei que daria certo. Após o curso abri minha empresa e hoje estou trabalhando na área e toda minha renda vem da refrigeração”, falou emocionado.

Para ele o curso do Qualifica Mais foi um divisor de águas em sua vida. “Foi maravilhoso, uma porta aberta que me trouxe um leque de oportunidades. Hoje atendo várias empresas de médio e grande porte, fora as residências. Gostaria de agradecer pela oportunidade que a prefeitura me deu e dizer que todos que tiverem a chance façam também, pois é uma chance única. Acreditem nos seus sonhos e não deixem as oportunidades passarem”, completou.

Outra beneficiada com o programa foi Luiza Ramalho ex-aluna do curso de Maquiagem que hoje atua como instrutora e atende aos clientes também em domicílio. “O Qualifica além de servir como incentivo, serviu para aprimorar o conhecimento que eu já tinha me dando segurança para que eu pudesse exercer uma profissão que sempre gostei, mas que por insegurança e até mesmo por falta de qualificação, ainda não exercia. Hoje sou maquiadora profissional e amo o que faço”, disse. Ela ainda elogia a iniciativa da prefeitura por promover o programa. “Admiro muito esse programa, porque além de levar conhecimento ao povo também leva esperança de buscar uma vida melhor. Muitas vezes a pessoa gosta muito e tem vontade de atuar em certa área, só que por falta de condições ou oportunidade acaba deixando de lado. O Qualifica Mais dá essa oportunidade”, completou.

A hoje manicure Maria Edjane Galindo também é fruto do programa Qualifica Mais. “Sempre fui dona de casa e vi no curso uma oportunidade de mudar. Fiz vários cursos, mas me especializei na área de beleza. Através do curso de Manicure pude conquistar clientela e uma renda. Gosto muito do que faço e tudo que sei aprendi através do programa. Hoje crio minhas filhas com a renda obtida através dessa profissão que conquistei graças ao curso que fiz”, detalhou a ex-aluna.

Para a secretária Cida Gama esse é o resultado do esforço de toda a equipe para que o usuário tenha sempre o melhor. “Nada mais gratificante que ver o resultado do trabalho da gestão gerar frutos como estes, ver que o objetivo do programa está sendo cumprido e que de fato as pessoas que mais precisam estão sendo beneficiadas. A ideia é continuar dessa forma, trabalhando para melhorar a vida das pessoas”, concluiu.

O objetivo do Programa é promover capacitação e gerar oportunidade de emprego e renda, beneficiando, prioritariamente, os usuários da Assistência Social, entre eles, os participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e os beneficiários do Bolsa Família.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro