A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, dá continuidade à Campanha de Vacinação contra a Influenza, agora com a etapa 2, que é destinada a idosos com 60 anos ou mais e professores. Mas o público-alvo da primeira etapa da campanha que ainda não tomou a vacina pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do municÃpio para receber o imunizante.
Fazem parte da fase 1 da campanha contra a gripe, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas – mulher com até 45 dias pós-parto -, povos indÃgenas e trabalhadores de saúde. A primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 12 de abril e seguiu até o dia 10 de maio. Mais de 13.580 pessoas receberam a vacina contra a Influenza.
2ª etapa
A segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 11 de maio e segue até 8 de junho. O público-alvo (idosos com 60 anos ou mais e os professores ativos da rede pública e privada) precisa procurar uma unidade para tomar a vacina.
Juazeiro recebeu para esta 2ª fase, 5.410 doses da vacina contra a gripe. A imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do municÃpio. Os postos na zona rural funcionam das 8h à s 13h, enquanto na zona urbana atendem das 8h à s 12h e das 13h à s 16h. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS e carteira de vacinação. Os professores devem levar, além dos documentos de identificação, o contracheque ou a Carteira de Trabalho.
3ª etapa
A partir do dia 09 de junho deverá ser iniciada a fase 3 da campanha contra a Influenza vacinando grupos de comorbidades (pessoas com doenças crônicas não transmissÃveis e outras condições clÃnicas especiais), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transportes públicos (coletivo/ rodoviário e metroviário), portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional  e população privada de liberdade e jovens  de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas.
Intervalo entre vacinas da Gripe e Covid-19
É importante frisar que as pessoas que estão dentro do público-alvo para receber a vacina contra a gripe e contra a Covid-19 precisam ficar atentas ao intervalo entre elas, seja primeira ou segunda dose. É preciso ter, pelo menos, 14 dias de diferença entre as duas vacinas.
—
Texto: Amanda Franco – Ascom/SESAU/PMJ