Juazeiro/BA, 24 de novembro de 2020


Covid-19

Projeto sobre profissões incentiva alunos da Rede Municipal de Ensino em Juazeiro

ASCOM em 11/maio/2018

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

O Projeto ‘Eu preciso sonhar: Uma escola que perpassa a função de ensinar’, vem incentivando os alunos do 9º ano, com idade entre 14 e 16 anos da Escola Municipal Terezinha Ferreira, localizada no bairro Tabuleiro em Juazeiro.

Nesta sexta-feira (11), a secretária de Educação e Juventude (SEDUC) Lucinete Alves foi a professora convidada para participar do Talk Show (Bate Papo), uma das ações do projeto, juntamente com o médico Argos Azevedo, o jogador de Futebol de 5 da Seleção Brasileira Raimundo Nonato, o profissional de Comércio Exterior Willian de Souza, ex-aluno e o estudante de administração do IFBA Pedro Lima, que também é ex-aluno do Terezinha.

Durante três dias, os alunos tiveram oportunidade de conhecer as histórias de profissionais de várias áreas como: professor, médico, jogador de futebol, policial, nutricionista, advogado, entre outros. Willian de Souza, ex-aluno da Escola Terezinha contou um pouco da sua trajetória como profissional de Comércio Exterior e da força de vontade, determinação e dos desafios para entrar na universidade e conseguir realizar um dos seus sonhos.

“Estou muito feliz em retornar ao Terezinha onde estudei há muitos anos e encontrar essa escola estruturada, com ares-condicionados nas salas. Na minha época não era assim. E ainda ter oportunidade de passar para os alunos um pouco da minha experiência, o que faz o profissional de comércio exterior, além das vantagens e dificuldades da área e como é possível alcançarmos nossos sonhos. Quero parabenizar ao professor e a escola pela iniciativa”, disse Willian.

“É um projeto interessante que nos motiva a estudar ainda mais para conseguir realizar os nossos sonhos profissionais. Para mim foi muito importante, tinha muitas dúvidas a respeito da profissão que quero seguir, mas depois da entrevista de ontem, decidi que vou ser policial”, contou o aluno Leanderson Soares.

O idealizador do projeto, professor Elionaldo Bringel contou que a ideia surgiu após avaliar que muito alunos da escola não conseguem ingressar na universidade, muitas vezes por não acreditarem no seu potencial para realização dos sonhos. “Estou muito feliz com o resultado e aceitação dos alunos, e isso nos motiva a continuar realizando este trabalho. O projeto além de envolver os alunos do 9°, também trabalha outras ações das turmas do 1° ao 8° ano, e o EJA. Vamos também realizar visitas com eles nas universidades e no IFBA”, informou.

O deficiente visual e medalhista de ouro nas Olimpíadas 2016 no futebol de 5, Raimundo Nonato contou a sua história de luta e superação, quando saiu do interior de Pernambuco para buscar o seu sonho que era ser jogador de futebol da seleção brasileira. “Fico muito feliz em compartilhar com essa juventude a minha história e também aprender com as experiências de outros profissionais que foram enriquecedoras. Agradeço e parabenizo o professor pelo projeto”, ressaltou o jogador.

A secretária Lucinete falou da importância de escolher uma profissão que traga alegrias e satisfação diárias, e também contou um pouco da sua história como professora alfabetizadora. “Quero parabenizar e agradecer ao professor Elionaldo pelo projeto, a gestora Cátia pelo trabalho que desenvolve no Terezinha e dizer da alegria de ter a oportunidade de falar com esses jovens, dando orientações e motivações para que eles acreditem sempre nos seus sonhos”, finalizou.

A gestora Cátia Dias agradeceu aos profissionais que participaram do evento e parabenizou o professor pelo projeto e o excelente trabalho que desenvolve com os alunos.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro