Juazeiro/BA, 30 de setembro de 2020


Covid-19

Projeto paisagístico do Centro de Excelência da Fruticultura de Juazeiro é discutido em reunião

ASCOM em 16/maio/2017

Lene Radina/ ASCOM PMJ

O diretor de pecuária da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) de Juazeiro, José Wilson Chaves (Chaveco), representando a titular da pasta, Maraiza Carvalho, participou na manhã desta terça-feira (16), no auditório da Moscamed em Juazeiro, de reunião para discutir e apresentar o projeto paisagístico do Centro de Excelência da Fruticultura, com sede em construção no Distrito Industrial do município.

O Centro de Excelência em Fruticultura é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e tem como objetivo tornar-se polo de geração e disseminação de conhecimento de ponta, norteando as ações dos produtores brasileiros e atendendo a escassez de mão de obra qualificada, agregando valor a fruticultura do país.

A área total do centro é de 18 mil m², sendo que destes, 2,5 mil m² são de área construída; no restante, 15,45 mil m² serão implantadas espécies nativas (Caatinga) e frutíferas. “Primeiro vamos analisar quais as espécies mais adequadas que deverão ser plantadas em cinco blocos que estão divididos na localidade. O nosso objetivo além de oferecer um ambiente bonito, será o de minimizar o efeito do calor e proporcionar para os alunos uma área para a prática de experimentos durante o período dos cursos”, explicou o arquiteto responsável pela obra, Ricardo Lemos.

O Centro irá oferecer todas as atividades oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, parceiro da prefeitura de Juazeiro, como os cursos EAD, presenciais e a distância, inclusive a Faculdade CNA futuramente. “Iremos contribuir para que a instituição continue provendo a capacitação profissional, além, é claro, de suprir com conhecimento técnico e prático na fruticultura, conforme esperado. Certamente será um grande diferencial para a produção baiana, que terá à disposição tecnologia de ponta no polo fruticultor”, destacou o presidente da FAEB, Humberto Miranda.

Para o diretor de pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves, o Centro será um marco para o ensino técnico e desenvolvimento do setor agrícola do município. “O paisagismo local é de fundamental importância, pois temos uma infinidade de espécies da nossa caatinga que poderão ser implantadas e estudadas. Agora é fazer um estudo e escolher as espécies mais adequadas que deverão ser implantadas”, disse.

No início do mês de julho será realizado um novo encontro para discutir a gestão da formação técnica para os profissionais dos cursos. Participaram da reunião produtores de Juazeiro, Petrolina e Casa Nova, representantes de sindicatos e de instituições ligadas ao setor.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro