Juazeiro/BA, 29 de novembro de 2020


Covid-19

Projeto da Prefeitura de Juazeiro é apresentado no Ministério do Meio Ambiente em Brasília

ASCOM em 12/nov/2018

Lene Radina/ADEAP

O projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’ da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) foi apresentado na ultima sexta-feira (09), no Ministério de Meio Ambiente, em Brasília.

A apresentação integrou o seminário realizado dentro da programação da “Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos 2018”, promovida pelo MMA. Quinze boas práticas foram selecionadas na Chamada Pública que o Ministério lançou no início de outubro. Foram selecionadas três iniciativas para cada categoria: produção, pós-colheita, processamento, comercialização e consumo.

Segundo a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério, Rejane Pieratti, o evento reuniu, pela primeira vez, experiências que podem ser replicadas por todo o Brasil. “Recebemos cases maravilhosos, mostrando que tem muita ação boa acontecendo no país com essa pegada sustentável para evitar o desperdício”, destacou.

O projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’ consiste na capacitação de empreendedores rurais do município, e tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico dos produtores da agricultura familiar, bem como qualificar, valorizar e padronizar a cadeia produtiva de forma sistemática e continuada, sustentável, participativa e descentralizada. Outra finalidade é reduzir as desigualdades regionais.

“Queremos que eles aprendam a usar melhor os recursos, sem esquecer a sua cultura, porque precisamos fortalecer a cultura do nosso sertão. Buscamos estimular a criatividade, estimular o uso integral dos alimentos para evitar que passem necessidades”, explicou a tecnóloga em alimentos da ADEAP e representante do projeto, Ataíldes Pinheiro.

Nove distritos de Juazeiro já foram agraciados – beneficiando uma média de 160 famílias, oportunizando autoestima e conhecimento aos contemplados. Para apresentar seus produtos aos participantes do seminário, o projeto trouxe farinha de coco, banana cristalizada, bolo da casca, petisco de semente de abóbora, entre outros itens.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Tiano Félix, falou da importância do projeto. “É um projeto que visa qualificar os nossos empreendimentos rurais, fazendo com que as famílias tenham um melhor reaproveitamento dos seus produtos, fortalecendo a alimentação e acrescentando recursos a suas rendas. Além disso, o projeto tem capacitado os produtores para que os mesmos estejam preparados e possam cumprir as normas e decisões que o Selo de Inspeção Municipal (SIM) vai exigir”, observou Tiano.

Ao final do encontro a Prefeitura de Juazeiro recebeu o certificado de reconhecimento pelo projeto como boa prática no combate a perda e desperdício de alimentos na categoria processamento.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro