Juazeiro/BA, 02 de dezembro de 2020


Covid-19

Projeto ‘Boas Vindas’ apresenta serviços da Maternidade de Juazeiro para gestantes

ASCOM em 09/nov/2017

Andréa Meireles/ PMJ

Na manhã desta quinta-feira (09), uma equipe multiprofissional da Maternidade de Juazeiro recebeu no local, gestantes acompanhadas na Unidade Básica de Saúde de Palmares. O encontro faz parte do projeto ‘Boas Vindas’, que surge com o intuito de preparar as mulheres para o momento do parto. A secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro, realizou a abertura da atividade, acompanhada pela equipe de superintendentes da Secretaria de Saúde de Juazeiro.

De acordo com a secretária, a ação é inspirada em diretrizes da Rede Cegonha. “É uma estratégia para levar mais informação para as mulheres que fazem o acompanhamento pré-natal na nossa Atenção Básica e que irão parir na nossa Maternidade. Durante esses encontros, elas vão conhecer todo o trabalho que é desenvolvido aqui, além de tirar suas dúvidas sobre como se preparar para o trabalho de parto”, explica.

As atividades do projeto são divididas em dois momentos. Um deles será realizado todas as quintas-feiras, a partir das 10h, na Maternidade. Durante este encontro, as gestantes vão conhecer o trabalho desenvolvido no local, e como será seu acompanhamento, desde o momento da triagem até o trabalho de parto. O outro momento será por meio de visitas da equipe da Maternidade nas Unidades Básicas de Saúde, com a promoção de uma roda de conversa que visa tirar dúvidas das gestantes sobre a gestação, amamentação e outros temas.

Segundo a psicóloga do hospital, Luciana Florintino, vivenciar esta experiência gera segurança nas mulheres para o momento do parto. “Por terem sido acolhidas aqui, elas já vão ter o conhecimento sobre que caminhos vão percorrer aqui dentro da unidade, favorecendo para que elas tenham uma experiência positiva”, argumenta.

Além de apresentar a unidade, também foram transmitidas para as mães informações sobre a documentação que deve ser levada para o dia do internamento, papel do acompanhante, métodos não farmacológicos para alívio da dor, posições que favoreçam o parto, amamentação e cuidados com o recém-nascido. O assessor técnico da Sesau, Álvaro Pacheco, a coordenadora de enfermagem, Valdirene Cunha e a coordenadora do Centro de Parto Normal, Alnira Alencar, facilitaram este momento.

A estudante Edira Bisco, de 21 anos, conta que se sente mais tranquila em poder conhecer a Maternidade antes de entrar em trabalho de parto. “Essas reuniões são necessárias e ajudam as mães de primeira viagem como eu. Tinha dúvidas com relação ao acompanhante, e fiquei feliz em saber que meu noivo poderá estar comigo nessa hora”, conta.

A dona de casa Carla Patrícia concorda. “Esta já é minha terceira gestação e um dos meus filhos nasceu aqui. Tive uma experiência muito boa aqui dentro. Esse momento foi muito bom, porque sempre temos novas dúvidas, espero que continuem com este trabalho”, diz.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro