Juazeiro/BA, 04 de dezembro de 2020


Covid-19

Programação do Novembro Negro deste ano traz como tema ‘Juazeiro pelo fim do genocídio da juventude negra’

ASCOM em 30/out/2019

Por Fabiana Diniz/SEDES

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realiza em 2019 mais um ano de programação alusiva ao ‘Novembro Negro’. Desenvolvida com o apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e diversas instituições parceiras, as atividades já tiveram início com a adesão de Juazeiro à Década Afrodescendente e o curso de formação em Políticas Afirmativas, Comunicação e Direitos Humanos e continuam durante todo o mês de novembro.

As ações voltadas ao ‘Novembro Negro’ acontecem em Juazeiro desde 2013 a partir de um calendário com atividades que buscam fortalecer a identidade do Povo Negro, combatendo o racismo e a intolerância religiosa dando visibilidade também às ações dos povos de terreiro da cidade. Este ano toda a programação se volta para o tema “Juazeiro pelo fim do genocídio da juventude negra”.

A diretora de Diversidade, Luana Rodrigues explica a escolha do tema. “O município se posiciona mediante um índice alarmante no Brasil apontado pela fundação abrinq que mostra que as vítimas de homicídios no Brasil tem cor. O Brasil vive um estado de guerra civil onde a morte da juventude negra vem aumentando consideravelmente, então, Juazeiro se posiciona contra esses dados, contra essa violência e chama a atenção para as estatísticas. Traremos dentro da programação, ações de várias instituições governamentais e não-governamentais, dando visibilidade aos festejos dos terreiros e contemplando no calendário oficial instituições que fazem conosco, ao longo do ano, a pauta racial”, afirmou.

Para a presidente do COMPIR, Márcia Guena, é importante dar destaque ao calendário do Novembro Negro pois ‘vivenciamos um ano de muitas perdas de direitos, a população negra tem sofrido com isso, com o aumento da morte da juventude negra, aumento do feminicídio da mulher negra, então é um ano que o conselho tem a responsabilidade de colocar essa pauta na rua e fazer uma discussão ampla”, disse.

Dentro das atividades programadas, destacam-se a realização de mais uma Marcha do Povo Negro, dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, além das comemorações pelo Dia Municipal dos Povos de Terreiro.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro