Juazeiro/BA, 22 de setembro de 2020


Covid-19

Programação do ‘Março Mulheres’ é encerrada em Juazeiro com evento na UNIVASF

ASCOM em 28/mar/2019

Por Fabiana Diniz/SEDES

Foi encerrada nesta quinta-feira (28) a programação do ‘Março Mulheres’ realizado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher e movimentos sociais com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES). O evento intitulado ‘Mulheres, direitos humanos e atual conjuntura política’ foi realizado na Univasf e finalizou as atividades realizadas durante todo o mês.

O debate foi mediado pela presidenta do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres de Juazeiro, Katussia Almeida e contou com as participações: da representante da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco em Petrolina,Viviane Costa, da representante do Setorial Feminista de Rua Juventude Anticapitalista Kamila Lopes e da advogada Laina Crisóstomo também fundadora-presidente da ONG TamoJuntas.

Laina Crisóstomo parabenizou o Conselho pela realização do evento, bem como destacou a importância de debater direitos humanos voltados às mulheres, tendo em vista a atual conjuntura política. “Fiquei feliz com a adesão da sociedade civil ao evento. Agradeço ao Conselho pelo convite e ao povo juazeirense pela calorosa recepção”, afirmou.

A presidente do Conselho, Katussia Almeida declarou que o evento é uma motivação e fortalecimento para que outras mulheres se envolvam na luta pelos seus direitos. “Acreditamos que a informação e as temáticas que abordamos ajudam a minimizar a violência na região, levando para os espaços conscientização, onde mais pessoas são sensibilizadas”.

Foram envolvidas várias entidades e órgão que atuam nas Políticas Públicas voltadas à mulher. Para a assistente social do CIAM, Elza Ferraz, foram momentos de aprendizado. “Hoje tivemos um encontro maravilhoso com participação marcante de estudantes que consolidou todos os momentos vivenciados no mês de março. Fomos privilegiados por participar dessas atividades e construir uma agenda significativa para nosso trabalho dentro do CIAM”, afirmou.

A presidente da União Brasileira de Mulheres em Juazeiro, Bruna Barbosa, destacou que o evento foi relevante por discutir e debater a atual situação da mulher no país. “Foi um momento importante, não apenas de encontro, mas também de formação para nos entendermos como mulher, o nosso papel social e político, as violências que sofremos, além da importância do feminismo na sociedade que queremos para o futuro”, pontuou.

Ao longo do mês, foram desenvolvidas diversas atividades como rodas de conversas nos equipamentos públicos municipais, palestras em escolas, seminários, além da tradicional caminhada da mulher que levou centenas de pessoas às ruas de Juazeiro.

“Conseguimos envolver diversos setores da sociedade em nossas atividades ao longo do mês e hoje encerramos como uma excelente palestra que trouxe um recorte do feminismo, sua atuação e sua história no país, nossas conquistas ao longos dos anos e os desafios que estamos enfrentando na atual conjuntura política do país. Foram momentos intensos de celebração e de luta, finalizados com êxito”, ressaltou a diretora de Mulheres, Quitéria Lima.

Participaram ainda: Ronda Maria da Penha, CIAM, PSOL Juazeiro/BA, OAB, entre outras instituições.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro