Juazeiro/BA, 24 de setembro de 2020


Covid-19

Programa Caravana do Sorriso é instituído com atendimentos odontológicos nos residenciais em Juazeiro

ASCOM em 04/mar/2020

Débora Sousa/SESAU

Implantado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria da Saúde desde agosto de 2019, o Programa Caravana do Sorriso leva assistência odontológica aos moradores dos residenciais em Juazeiro e já atendeu mais de 2.400 pessoas. Durante todo este mês de março, o Caravana do Sorriso estará atendendo às necessidades odontológicas dos moradores do Residencial Doutor Humberto. Os moradores podem se dirigir ao consultório montado no local e agendar o atendimento.

Coordenado pelo dentista da rede de saúde municipal Isaac Mello, o programa Caravana do Sorriso funciona durante um mês ou até mais, a depender da necessidade, em cada residencial. Os serviços ofertados são: extração, restauração simples, limpeza, raspagem e aplicação de flúor. Por dia são atendidas 20 pessoas e destas, 15 são para procedimentos e 5 vagas são reservadas para retorno. Os atendimentos acontecem de segunda a quinta-feira. Para ser atendido pelo programa é necessário residir no residencial onde a caravana estiver.

Os atendimentos para a Caravana do Sorriso são agendados e, neste primeiro momento, somente um morador por residência pode ser atendido, mas o objetivo do programa é atender às demandas de todos os moradores. A cada duas semanas a agenda é reaberta e quem não foi contemplado com a primeira marcação, pode fazer na segunda marcação.

Para agendar o atendimento é preciso estar munido de comprovante de residência e cartão do SUS atualizado. O programa já esteve no Residencial Praia do Rodeadouro, Morada do Salitre, Mairi, São Francisco e durante todo este mês de março estará atendendo no Residencial Dr Humberto.

De acordo com o coordenador Isaac Mello, o programa foi premiado pela Caixa Econômica Federal em 2017 por melhores práticas do ano. “O prefeito Paulo Bomfim trouxe o programa para o município para fortalecer a assistência odontológica dentro dos próprios residenciais, onde existia uma demanda reprimida destes moradores do Minha Casa Minha Vida. Os atendimentos são realizados diariamente e agora estamos iniciando os atendimentos  no quinto residencial”, explicou.

Para a secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro, este é mais um programa que visa fortalecer a assistência prestada na rede de saúde pública municipal. “Sem dúvida alguma é um programa que só vem a somar e assistir melhor às necessidades dos moradores dentro dos próprios residenciais”, destacou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro