Juazeiro/BA, 27 de novembro de 2020


Covid-19

Profissionais participam da 1ª Formação de Saúde LGBT realizada em Juazeiro

ASCOM em 24/ago/2018

Débora Sousa/PMJ

A Secretaria de Saúde, através da Diretoria de Humanização e Educação Permanente, Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade e a Escola de Gestão Pública (EGESP) de Juazeiro promoveram nesta quinta-feira (23), a primeira Formação de Saúde LGBT no município. A capacitação é voltada para profissionais da área da saúde e também para outros trabalhadores que atuam nas diversas secretarias do município.

O treinamento ministrado pelo médico da família Dr. Wandson, foi realizado no Centro de Saúde 3 no bairro Angarí e contou com a participação de profissionais de Saúde que atendem no NASF, CAPS, e nas UBS dos bairros Piranga e João Paulo II. A ação tem como objetivo preparar os participantes para melhorar ainda mais o tratamento ao grupo LGBT.

Para a assistente social do NASF Adriana Lima, a iniciativa contribuir significantemente no acolhimento que os profissionais da Saúde realizam ao grupo LGBT. “É um momento ímpar na Secretaria de Saúde de Juazeiro. Como trabalhadora da Atenção Básica é de suma importância a realização desse treinamento, visto que somos a porta de entrada para recepção desse público LGBT”, pontua Adriana Lima.

Para o fisioterapeuta que também atua no NASF distrito três, Christiano de Souza Monteiro, a capacitação foi bastante proveitosa. “O treinamento é muito enriquecedor e tiramos muitas dúvidas em relação ao conceito de LGBT. É importante para nós profissionais da área da saúde, como também para outras pessoas que não conhecem a realidade do público LGBT, pois diminui a violência a esse grupo e melhora ainda mais  o atendimento que prestamos ao grupo” destaca Paulo.

O palestrante Wandson Padilha, ressalta a importância da realização da capacitação e parabeniza os envolvidos na 1ª Formação de Saúde LGBT no município. “Parabenizo todos os organizadores do treinamento, porque temos uma população LGBT que ainda é muito marginalizada, principalmente nos serviços de saúde. É importante garantir formação para os profissionais como um todo, com objetivo de que o atendimento a essa população especifica, seja cada dia mais qualificada”, frisa Wandson Padilha.

Para Lorena Pesqueira, Superintendente de Gestão de Pessoas da SESAU, “essa formação é importante, pois toda a nossa equipe está sendo acolhida para ter conhecimento, saber como acolher esse público. É um momento ímpar, de acolhimento, interação e informação”.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro