Juazeiro/BA, 27 de setembro de 2020


Covid-19

Profissionais do Hospital Materno Infantil recebem orientações de precauções para H1N1 e novo coronavírus em Juazeiro

ASCOM em 16/mar/2020

Débora Sousa/SESAU

Na última sexta-feira (13), as equipes de saúde do Hospital Materno Infantil de Juazeiro (HMIJ) começaram a receber orientações para melhor condução nos atendimentos de pacientes em meio aos casos confirmados de H1N1 e suspeitos de coronavírus em Juazeiro. De acordo com o Ministério da Saúde, não há dados específicos para os riscos do COVID 19 em gestantes, mas este público passa por mudanças imunológicas que podem deixá-las mais vulneráveis.

O momento aconteceu com a Comissão de Controle e Infecções Hospitalares do Núcleo de Educação Permanente (CCIH/NEP), coordenação de enfermagem, direção médica e administrativa do HMIJ junto a SESAU. A Secretaria da Saúde realizou nos dias 09 e 11 capacitações com os profissionais dos serviços da atenção primária e especializada. Os participantes da capacitação são multiplicadores das informações e dentro das unidades de serviços devem orientar os demais membros da rede.

Nesta segunda-feira (16), Juazeiro conta com 24 notificações para H1N1 na cidade, sendo que cinco já foram confirmadas, inclusive um óbito comprovado. Treze casos estão em investigação, destes dois óbitos foram registrados, mas não chegaram ainda os resultados. Outros seis casos foram descartados. Para o novo coronavírus, Juazeiro tem registrado três notificações, dois já foram descartados e um exame está em análise no Laboratório Central (LACEN) em Salvador.

“Na sexta-feira foi o primeiro dia de treinamento interno com as equipes dos HMIJ para os cuidados com o atendimento aos casos suspeitos de coronavírus e H1N1. Somos multiplicadores de conhecimento e estamos preparando nossa equipe para o melhor atendimento da nossa população juazeirense. Entendemos que a informação é o melhor caminho e trabalhamos com os demais colegas instruções da biossegurança e os enfrentamentos diante da pandemia do coronavírus e casos de H1N1. Uma equipe de saúde bem preparada, informada e capacitada prestará o melhor atendimento a nossas pacientes gestantes e crianças”, explicou a enfermeira do CCIH/NEPdo HMIJ, Katharina Kabral.

Para a superintendente da Atenção Especializada, Cilene Duarte, o momento é de propagação de informações verídicas e apoio as equipes de saúde. “Além dos encontros realizados nos dias 09 e 11, estamos orientando nossas equipes ao repasse aos demais profissionais, em especial no acolhimento e orientações aos pacientes. Não precisa pânico, devemos agir com cautela, reforçando que os cuidados de higiene pessoal são essenciais e fundamentais para evitar a proliferação de vírus. Pontuamos ainda que uma boa alimentação, constituinte por frutas, verduras, legumes auxiliam o organismo nas defesas das infecções virais”, descreveu Cilene.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro