Juazeiro/BA, 03 de dezembro de 2020


Covid-19

Profissionais de saúde participam de reunião sobre arboviroses e sarampo em Juazeiro

ASCOM em 06/fev/2020

Débora Sousa/SESAU

Enfermeiros da Atenção Básica de Juazeiro participaram nesta quinta-feira (06) de uma reunião com a coordenadora da rede de Vigilância Epidemiológica Paula Teles e a dea rede de frios Juliana Santos. O objetivo foi apresentar dados de arboviroses – doenças que incluem dengue, Zika vírus, chikungunya e febre amarela, alertar sobre o sarampo para buscar redução de novos casos na cidade, além de capacitar os profissionais.

Até esse início de fevereiro, Juazeiro possui um caso confirmado de dengue e um de sarampo – doença transmissível e contagiosa já erradicada no Brasil, mas que voltou a aparecer. A pessoa com sinais de sarampo apresenta característica como: febre alta, superior a 40ºC, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados.

As coordenadoras das de Vigilância Epidemiológica e Frios abordaram ainda ações de prevenção, rotina de imunização em questão de surto, questões de febre amarela, modificações do calendário vacinal. Foi apresentado ainda um panorama de como o Brasil tem se preparado em relação ao novo coronavírus com informações para preparar as equipes em Juazeiro, caso chegue ao País.

Para a Superintendente de Vigilância em Saúde,  Tatiane Malta, o encontro com os profissionais da rede de Atenção Básica foi para explicar a gravidade quanto às arboviroses e o sarampo. “Temos uma determinação de 90 dias de atividades com relação a bloqueio vacinal, busca ativa de cartões. Quanto às pessoas que não tiveram reforço vacinal, nós teremos um dia D que será dia 15 de fevereiro, quando todos os postos de saúde vão estar abertos no turno da manhã, tanto na zona rural quanto na urbana para vacinar contra o sarampo”, descreveu.

Para a enfermeira da Unidade Básica de Saúde do bairro Tabuleiro, Raquel Loura, esse é um momento de “deixar os profissionais a par do que está acontecendo no âmbito municipal, estadual, no país e em nível mundial também. Já estávamos em alerta em relação ao aumento nos números de dengue, principalmente pelo período de chuva e também quanto ao sarampo, uma vez que já temos caso confirmado em nossa cidade”, acrescentou.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro