Juazeiro/BA, 23 de setembro de 2020


Covid-19

Profissionais de saúde participam de capacitação para melhorar a assistência ao parto na região

ASCOM em 24/set/2019

Victória Resende/estagiária SESAU

Nesta segunda-feira, 23, aconteceu o 1º Seminário de Capacitação em Boas Práticas na Assistência Obstétrica Pré-Natal e Perinatal, promovido pela Secretaria de Saúde/SESAU, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde/SESAB e Rede Cegonha. O treinamento, que foi ofertado em período integral na Faculdade Estácio, em Juazeiro, reuniu cerca de cem profissionais da Atenção Básica e Especializada de Juazeiro e mais nove municípios que compõem o Núcleo Regional de Saúde Norte, sendo dez profissionais por município.

Foram oferecidas palestras e oficinas com o intuito de preparar os profissionais para os protocolos em pré-natal, urgência em obstetrícia e assistência ao parto. O evento teve início com a palestra intitulada ‘Assistência Pré-Natal: Princípios Básicos para a atenção pré-natal’, tendo como expositora  a diretora do Hospital Materno Infantil de Juazeiro/HMIJ Dra. Fabíola Leite e, em seguida, Dr. Álvaro Pacheco falou sobre ‘Assistência em Situações Obstétricas de interesse estratégico’.

De acordo com Fabíola Leite, a formação pretende contribuir com a atuação das equipes de saúde dos municípios do Norte da Bahia, além de ampliar a assistência às gestantes e recém-nascidos. “O objetivo é treinar médicos, enfermeiros e técnicos para que eles estejam preparados para realizar um atendimento adequado aos pacientes e melhorar os serviços nas demais cidades, para que as gestantes não precisem se deslocar até Juazeiro para realizar seus partos”, completa.

Atualmente, o Hospital Materno Infantil realiza aproximadamente 400 partos por mês e atende 53 municípios da Rede PEBA, recebendo as demandas de urgência obstétrica. Além disso, a unidade conta com 20 leitos de internação pediátrica, que funcionam normalmente. No início deste mês, após mudanças nas portas de entrada de urgências e emergências do município, as demandas de urgências pediátricas foram transferidas para Unidade de Pronto Atendimento/UPA.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro