Juazeiro/BA, 30 de setembro de 2020


Covid-19

Profissionais das Unidades Básicas de Saúde participam de evento sobre prevenção à obesidade em Juazeiro

ASCOM em 23/out/2018

Débora Sousa/ SESAU

Nesta terça-feira (23), as equipes de Humanização e da Assistência Nutricional da Secretaria Municipal da Saúde realizaram um encontro entre profissionais da rede voltado à prevenção da obesidade. O evento teve como objetivo reforçar a necessidade de prevenir doenças através de cuidados diários, em especial relacionados à alimentação.

O evento foi pensado com foco no dia 11 de outubro – Dia Nacional de Prevenção da Obesidade e dia 16 de Outubro – Dia Mundial da Alimentação. De acordo com dados do Ministério da Saúde atualizados em setembro de 2017, nos últimos 10 anos a obesidade no país aumentou de 11,8% para 18,9%. Os dados mostram que um a cada cinco brasileiros está obeso e a obesidade já é considerada um problema de saúde pública.

De acordo com a Gerente da Assistência Nutricional Regina Brito, os dados são preocupantes. “Estes dados são preocupantes visto que a obesidade é um fator de risco central para Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs) como a hipertensão arterial, a diabetes e as dislipidemias que, por sua vez, podem causar o infarto do miocárdio e o derrame cerebral, prevalentes causas de morte em todo o Mundo e no Brasil”, explicou.

Também participou do evento, o grupo de educação física do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Os profissionais realizaram um momento de atividade física com os participantes, através de alongamentos e atividades em dupla onde os participantes puderam aprender um pouco mais sobre como e quais atividades são mais importantes e prazerosas para a realização.

A Agente Comunitária de Saúde da Goiabeira, Magda Aparecida Xavier falou da importância da alimentação saudável e a prática de atividade física. “Nós entramos diariamente no lar de cada morador desta cidade e conhecemos bem a realidade de cada um. A partir daqui vamos poder orientar melhor as pessoas na busca por uma atividade prazerosa, algo que o paciente sinta prazer em fazer e não seja obrigado”, pontuou

Segundo a Gerente de Humanização Jussara Rego, o evento é de grande importância e o assunto é algo que tem que ser pontuado em especial com os profissionais da rede. “Eles são os multiplicadores das informações, são estes profissionais que têm o primeiro contato com o paciente. Conhecem a realidade de cada família e a partir das informações repassadas pelas profissionais da nutrição e da educação física, temos a certeza que as informações chegarão aos pacientes e estes poderão ser melhores acolhidos pelas equipes de saúde”, descreveu.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro