Juazeiro/BA, 30 de setembro de 2020


Covid-19

Profissionais da Vigilância em Saúde são testados para a COVID 19 em Juazeiro

ASCOM em 02/jun/2020

Débora Sousa/SESAU

Nesta terça-feira (02), profissionais da Vigilância em Juazeiro foram testados contra a COVID 19. A ação da gestão municipal em realizar o teste rápido em todos os profissionais da saúde está em andamento desde maio no município e todos os profissionais confirmados para a doença estão sendo afastados das atividades e recebendo apoio através das equipes de saúde municipal.

Ao todo 60 profissionais entre auxiliar de serviços gerais, motoristas, enfermeiros, médicos, dentistas, técnicos de enfermagem e do administrativo foram testados para a COVID 19. Nenhum profissional da vigilância testou positivo para a doença. Profissional há mais de 30 anos na área da saúde, o motorista José Gonzaga da Silva fala da importância do teste nos profissionais da unidade. “É uma iniciativa benéfica do Prefeito Paulo Bomfim e da Secretaria de Saúde. Estamos dia a dia na ativa, sendo os responsáveis por este cuidado com a população e nos sentimos cuidados”, explicou.

A auxiliar de serviços gerais, Maria das Graças da Silva Santos iniciou o trabalho no prédio do Centro de Saúde III, bairro Angari há um mês e ressalta a atenção prestada nos cuidados para prevenção à COVID 19. “O nosso trabalho só inicia quando estamos devidamente paramentadas. Fomos orientadas sobre os cuidados e também a importância da higienização adequada que devemos realizar no ambiente e no cuidado pessoal. Estou achando válida e muito significativa a realização desse teste rápido aqui em nosso ambiente de trabalho”, concluiu.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, a realização de testes rápidos nos profissionais é para um mapeamento imunológico. “Estamos avaliando os servidores que estão na linha de frente e precisamos assegurar que estes profissionais estão sem o vírus. Caso algum teste positivo, todas as medidas serão tomadas quanto à notificação, isolamento e acompanhamento pelas equipes de saúde do município”, explicou.

A equipe da vigilância é subdividida em Epidemiológica, Sanitária, Centro de Informações em IST/HIV/AIDS (CIDHA), Laboratório Central (LACEN), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), setor de combate às endemias e SINAN – Sistema de agravos; SIM – Sistema de Mortalidade e SINASC – Sistema de Nascidos Vivos, o Núcleo de Educação e Promoção à Saúde (NEPS) e a Rede de Frios.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro