Juazeiro/BA, 26 de outubro de 2020


Covid-19

Profissionais da UPA participam de curso sobre intubação em Juazeiro

ASCOM em 06/jun/2020

Débora Sousa/SESAU 

Nesta sexta-feira (05), os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro participaram de um treinamento teórico-prático sobre intubação orotraquial. O momento foi idealizado pela gestão municipal a fim de qualificar ainda mais os profissionais da unidade que está sendo referência na cidade para casos sintomáticos respiratórios com suspeita e/ou confirmação da COVID 19. A Secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro acompanhou o momento junto ao Diretor médico da unidade, Júnior Tanuri. 

O momento foi conduzido pelo anestesista e coordenador anestesiologista do Hospital Materno Infantil de Juazeiro, Manoel Menezes e pela anestesiologista, Mirla Mourão. O objetivo do treinamento ofertado pela gestão municipal aos profissionais é ampliar as capacitações diante do cenário de pandemia instalado no mundo em decorrência no novo coronavírus. 

Entre as técnicas ministradas estiveram o passo a passo de uma intubação em pessoas sem COVID e as medicações para o uso em processo de anestesia, e em pessoas com a doença.  As técnicas são diferentes, em especial com relação ao tempo de reação dos medicamentos no organismo para anestesiar e fazer a intubação no período correto e sem sofrimento para o paciente. 

Para o médico plantonista da UPA, Alvino José Alves Filho o treinamento agrega conhecimento e fortalecimento à equipe. “Esses treinamentos vêm para agregar no preparo da equipe para enfrentar este momento de pandemia e o conhecimento que nós estamos adquirindo aqui hoje vai servir não só para este momento como também para nossas atividades futuras aqui da equipe”, explicou. 

O diretor médico da UPA, Júnior Tanuri, classifica como um momento único e essencial. “É de extrema importância para toda a equipe da Unidade de Pronto Atendimento. Estamos capacitando e qualificando nossos profissionais para este momento ao qual estamos vivendo, mas sem esquecer que todo o conhecimento aqui adquirido durante este momento será levado para os próximos atendimentos. Acreditamos que tudo isso vai passar e também que teremos profissionais mais aptos às diversas circunstâncias que surjam”, descreveu. 

Fabíola ressalta a preocupação da gestão com os profissionais e as qualificações dos mesmos. “Estamos trabalhando com cursos, capacitações e treinamentos desde as primeiras semanas de março e intensificando à medida que pontuamos necessários, com isso, a nossa rede de urgência e emergência e a atenção primária. A nossa UPA está como referência e nela estamos reforçando os ensinos e técnicas necessárias para um atendimento em nível moderado e grave de pacientes sintomáticos respiratórios”, explicou a Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro