Juazeiro/BA, 24 de novembro de 2020


Covid-19

Profissionais da rede municipal de saúde iniciam capacitação sobre Diabetes

ASCOM em 17/jul/2018

Débora Sousa/ SESAU

Com objetivo de melhorar ainda mais o atendimento de pacientes com diabetes, doença que atinge grande parte da população mundial, os profissionais da rede de Atenção Básica de Juazeiro estão participando da Capacitação do Cuidado e Educação em Diabetes, que teve início nesta terça-feira (17) e segue até quinta-feira, (19), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). O curso é uma iniciativa do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (CEDEBA) e conta com o apoio da Secretaria da Saúde do município.

A endocrinologista Iraci Oliveira ressalta que 90% da população mundial possui Diabetes e que apesar da doença também atingir crianças e adolescentes, o maior índice de diagnóstico no mundo é do tipo 2, que é mais comum em pessoas acima de 40 anos. “Existem vários fatores para esse número alarmante. Um deles é a urbanização associada ao estilo de vida das pessoas, entre eles o sedentarismo acoplado ao erro alimentar. Se não cuidarmos do paciente, teremos uma quantidade ainda maior de diabéticos no futuro”, frisa.

Para a enfermeira Luana Albuquerque, que já participou de outros cursos oferecidos pela rede de Atenção Básica do município, “a Capacitação do Cuidado e Educação em Diabetes está sendo bastante proveitosa. É um assunto que é pouco debatido, mas que tem muita importância para os profissionais que atuam na rede”.

“Acredito que a partir de capacitações como esta, nosso leque enquanto médicos, é aberto e conseguimos conduzir com maior segurança e eficiência nossos pacientes diabéticos, os quais correspondem a uma grande parte da nossa área de atuação”, pontuou a médica da rede municipal de saúde, Guilárdia Romênia Silva Duarte.

Já a médica e vice-prefeita Dra. Dulce Ribeiro diz que a capacitação é importante porque vai melhorar o atendimento realizado pela rede de Atenção Básica do município. “O curso conta com profissionais qualificados e com experiência nesse tipo de capacitação. Isso vai ampliar o conhecimento do processo de diagnóstico e prevenção, possibilitando a diminuição dos casos de complicações do diabetes”, destaca.

“Essa capacitação irá proporcionar aos nossos profissionais da rede mais informações para um diagnóstico precoce. Temos certeza que ao fim desses três dias conseguiremos adquirir uma bagagem de informações ampla”, finalizou Fabíola Ribeiro, Secretária de Saúde.

O evento que é voltado para profissionais médicos, nutricionistas e enfermeiros da rede municipal de saúde, foi dividido em três etapas: a primeira realizada nesta terça-feira, foi voltada para o diagnóstico, metas de tratamento, a glicemia e as suas complicações; a segunda acontece nesta quarta-feira (18) e serão tratados assuntos relacionados à orientação nutricional, aplicação de insulina e os cuidados com o Diabetes de um modo geral e a terceira acontece na quinta feira (19) com apresentação da parte jurídica que assegura o direito dos diabéticos.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro