Juazeiro/BA, 01 de outubro de 2020


Covid-19

Profissionais da rede especializada recebem orientações sobre COVID 19 e H1N1 em Juazeiro

ASCOM em 20/mar/2020

Débora Sousa/SESAU

Nesta quinta-feira (19), profissionais da rede especializada de Juazeiro que atendem no Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (SAMU), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Materno Infantil (HMIJ) receberam orientações sobre o COVID 19 e também sobre o H1N1 em momento promovido pela Sesau com o médico infectologista, Washington Luís.

O momento destinado aos profissionais da rede especializada tem como objetivo reforçar os cuidados com os médicos, enfermeiros e técnicos que são a linha de frente dos serviços na saúde para atendimento, identificação dos casos e medidas que serão adotados com os casos suspeitos e/ ou confirmados. O médico infectologista demonstrou como vestir e retirar os equipamentos de proteção individual (EPI’s) durante o atendimento ao paciente suspeito e/ou confirmado para COVID 19 e H1N1.

Para o diretor médico da UPA, José Carlos Tanuri Júnior, “sem dúvida é um momento que precisamos munir os profissionais de informações e explicar as maneiras corretas e os equipamentos certos para cada atendimento. A UPA está recebendo os casos suspeitos de H1N1, seremos porta de entrada também para casos de COVID 19, mesmo adotando todo o protocolo de segurança precisamos do apoio de um profissional infectologista. Foi muito proveitoso e ajudará no trabalho desenvolvido por todos os colegas da rede especializada”, explicou.

A Secretaria da Saúde também está encaminhando para os serviços de urgência e emergência municipal os EPI’s. “Estamos montando em kits e entregando nos plantões dos serviços da rede municipal da UPA, SAMU e Hospital Materno Infantil. Essa medida está sendo adotada porque não está havendo no mercado um quantitativo de equipamentos suficientes. Compramos tudo que estava disponível nos fornecedores.  Estamos colocando em cada kit: avental descartável, capote impermeável, máscara N95, um par de luvas cirúrgicas, um óculos de proteção. A cada troca de plantão entregamos o kit para os profissionais. Sabemos da necessidade de assegurar o bem estar do paciente e também dos profissionais que estão na linha de frente para o enfrentamento destas doenças”, concluiu a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro.

A SESAU está realizando momentos de orientações desde fevereiro, intensificando os informes com capacitações sobre o novo coronavírus, antes da notificação de casos suspeitos na cidade. Juazeiro possui nesta sexta-feira (20) 12 casos suspeitos de coronavírus, destes quatro já foram descartados por exame negativo ao COVID 19 e oito ainda estão em análise. Para H1N1 foram notificados 30 casos, destes, cinco já foram confirmados, inclusive com um óbito, 13 continuam em investigação e 12 já foram descartados.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro