Juazeiro/BA, 25 de outubro de 2020


Covid-19

Profissionais da beleza participam de curso sobre prevenção às hepatites

ASCOM em 17/jul/2017

Andréa Meireles/PMJ

Fazer a higienização adequada de equipamentos usados em salões de beleza, como alicates, palitos e lixas, é uma forma simples de prevenir o profissional e o cliente contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Por isso, no Julho Amarelo, mês de conscientização na prevenção das hepatites virais (A, B, C, D, E), a Secretaria de Saúde de Juazeiro, por meio do CIDHA, realizou um curso de atualização sobre o tema, voltado para os profissionais dos salões de beleza. O evento aconteceu nesta segunda-feira (17), no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc).

A secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro esteve presente e destacou a importância de promover atividades de prevenção e promoção da saúde. “As hepatites A, B e C são as mais comuns aqui no Brasil. A forma de contágio dos tipos B e C dizem respeito ao contato com sangue. Aqui em Juazeiro, temos o registro de 183 pessoas com hepatite B e 315 com o tipo C. Ao reforçar essas orientações para estes profissionais, esperamos protegê-los deste tipo de contágio, bem como cuidar da saúde do público que utiliza este tipo de serviço”, destaca.

Logo em seguida, foram realizadas palestras de atualização ministradas por representantes da Vigilância Sanitária, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e do Centro de Informações em IST/HIV/AIDS (CIDHA). No fim do evento, todos os participantes puderam fazer testes rápidos das Hepatites B e C, sífilis e Aids. Também foram disponibilizadas vacinas das hepatites B e C.

Para a manicure Amanda Cordeiro, é sempre válido estar munido com esse tipo de informação. “Vi que faço tudo certinho, uso estufa para esterilizar os materiais, uso protetor de bacias e troco as lixas e os palitos sempre que muda o cliente, mas sempre temos algo de novo para aprender”, comenta.

A cabeleireira Socorro Dias do Santos destaca que o curso é, também, uma forma de valorização do profissional. “Foi uma iniciativa ótima da gestão. Tive acesso a algumas informações que eu não sabia e estou aproveitando para tomar vacina e fazer os testes rápidos”, pontua.

Em 28 de julho, Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a equipe do CIDHA vai promover uma ação voltada para toda população, na Praça Barão do Rio Branco, onde serão realizados testes rápidos das Infecções Sexualmente Transmissíveis.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro