Juazeiro/BA, 30 de setembro de 2020


Covid-19

Professores e coordenadores participam da 3ª formação do Projeto ‘Alfabetização em Foco’ em Juazeiro

ASCOM em 18/ago/2017

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

 

A Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC em parceria com a Aprender Editora encerra neste sábado (18), a 3ª formação do Projeto ‘Alfabetização em Foco’, que tem como meta alfabetizar todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, até o final do 2º ano.

 

Mais 75 coordenadores pedagógicos e 215 professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental, participam da formação, com carga horária de 8h, na Escola de Formação de Professores – EFEJ e na Escola Judite Leal Costa, respectivamente. A equipe técnica da SEDUC também se reuniu com as formadoras da Aprender, com o objetivo de avaliar os avanços e planejar novas ações do projeto.

 

“Esta é a terceira formação do projeto este ano, desde que a Rede Municipal implantou a nossa coleção ‘Novo Lendo Você Fica Sabendo’, que foi estruturado para alfabetizar as crianças. Já conseguimos observar pontos positivos e avanços, tanto dos professores, coordenadores e gestores, que já se apropriaram mais da metodologia do projeto, com embasamento dos eixos teóricos, da gestão em sala de aula, do planejamento, como dos alunos que já estão mostrando mais entusiasmo e interesse com as atividades desenvolvidas em sala de aula. A nossa expectativa é a melhor possível, principalmente pelo compromisso e dedicação da equipe da SEDUC no projeto, e temos certeza que vamos conseguir resultados significativos para melhorar ainda mais a Educação de Juazeiro”, evidenciou a supervisora pedagógica da editora e autora da coleção, Daniela Macambira. Mais duas formações do projeto acontecem este ano, uma em outubro e outra em dezembro.

 

A coletânea ‘Novo Lendo Você Fica Sabendo’, do 1º e 2º do ensino fundamental, conta com livros didáticos para os alunos, caderno de atividades, CD’s, livro para família, cartilhas ilustrativas e material de apoio ao professor. Um dos diferenciais do material é inserir o aluno no contexto escolar no mundo de letramento da alfabetização, a partir de questões sociais.

 

A coordenadora pedagógica da Escola Eliseu Santos, Érica da Silva contou que muitos alunos que tinham dificuldade na aprendizagem, com aquisição desse novo material conseguiram evoluir nesses 6 meses do ano letivo. “O material encanta e tem ajudado muito na melhoria da leitura e escrita, que são trabalhados de forma agregada. A coleção favorece na aprendizagem dos alunos, e também tem despertado nos pais um interesse maior para acompanhar a evolução dos seus filhos na escola, e o cuidado maior com os livros”, ressaltou Érica.

 

“Estão sendo muito positivas as formações, que vão contribuir para a nossa Rede melhorar ainda mais os padrões de alfabetização, através desse material didático de alta qualidade, associados aos programas de formação continuada e do empenho e dedicação dos nossos professores, coordenadores e gestores. No total serão cinco encontros anuais onde esse material está sendo estudado, para que o professor possa fortalecer a prática pedagógica a ser desenvolvida na sala de aula, com o acompanhamento da SEDUC e da equipe da editora”, finalizou Lucinete.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro