Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Professores do ‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’ recebem formação com a parceria do Instituto Ayrton Senna

ASCOM em 23/mar/2017

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

Com o objetivo de capacitar os docentes que serão responsáveis pela aplicação dos programas de Correção de Fluxo, ‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’ em 2017, na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, a Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC, em parceria com o Instituto Ayrton Senna – IAS, realiza uma formação presencial desta a terça-feira (21), encerrando hoje (23), na Escola de Formação de Professores – EFEJ.

De acordo com a técnica do Instituto, Cleneide Nunes cerca de 40 professores, que já trabalham com os dois programas na rede, estão participando da formação. “Juazeiro se tornou uma vitrine para o Se Liga e Acelera, em todos os municípios que atuamos. A Rede Municipal e a equipe da SEDUC, liderada pela secretária Lucinete, tem profissionais competentes, que ao longo de sete anos, tem realizado um trabalho de excelência, com resultados que nos deixam muito feliz”, ressaltou a técnica do Instituto Ayrton Senna.

Os programas foram implantados nas escolas municipais em 2010, e tem proporcionado resultados positivos, alfabetizando e desenvolvendo habilidades de leitura e escrita das crianças, e combatendo os baixos níveis de aprendizagem que causam a repetência.

A secretária da SEDUC, Lucinete Alves evidenciou que as formadoras deste ano, são professoras da Rede, que já trabalham com os alunos beneficiados pelos dois programas. “Quero parabenizar as formadoras Leila Maria, do Se Liga e Shirlei Alves, do Acelera pela competência e dedicação aos nossos alunos. O Instituto Ayrton Senna tem sido um grande parceiro da Educação de Juazeiro”, afirmou Lucinete. A secretária acrescentou que os bons resultados, a motivação dos educadores e alunos contribuem para a continuidade dos programas do Instituto, que fazem parte da política pública de correção de fluxo adotada pelo município.

A partir de abril a Rede irá trabalhar com 22 turmas do Se Liga e 16 turmas do Acelera Brasil. Os professores irão trabalhar para corrigir a distorção do fluxo educacional de alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, na faixa etária de 9 a 14 anos, utilizando a metodologia e o material desenvolvido pelo próprio instituto. Segundo as educadoras, o resgate da autoestima dos alunos, o incentivo à leitura e à escrita, e a supervisão aos programas são os principais pontos para o sucesso dos programas.

O Se Liga é destinado para alunos não alfabetizados fora da idade série, e alfabetiza crianças que ainda não desenvolveram as habilidades de leitura e escrita, embora frequentem a escola há vários anos. Já o Acelera Brasil combate os baixos níveis de aprendizagem que causam a repetência, e de acordo com o aproveitamento do aluno, ele pode recuperar de 2 a 4 séries perdidas com repetências.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro