Juazeiro/BA, 24 de setembro de 2020


Covid-19

Procura pela vacina contra Influenza aumenta no Dia D da campanha

ASCOM em 13/maio/2017

Andréa Meireles/PMJ

Neste sábado (13), no período das 08h às 14h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Juazeiro abriram as portas para vacinar a população prioritária contra o vírus Influenza, causador da gripe. No Dia ‘D’ da campanha, o número de imunizados cresceu de 8.265 para 16.533, alcançando 40,36% da meta municipal. A campanha segue até o dia 26.

A abertura da ação foi realizada no posto do Alto da Aliança. Na ocasião, o secretário de Saúde, Plínio Amorim, explicou que o objetivo do Dia ‘D’ é uma estratégia para alcançar um número maior de pessoas. “Com a abertura das unidades em um sábado, o usuário que não tem tempo para ir ao posto durante a semana tem uma oportunidade a mais para ser imunizado”, pontuou.

Durante a abertura, a equipe do Núcleo de Comunicação e Promoção à Saúde (Neps) realizou a apresentação de um cordel. “Fizemos uma leitura educativa, abordando todos os grupos que tem prioridade nessa campanha. Também demos um enfoque especial ao Dia das Mães, que é comemorado amanhã”, contou Jakiline Vargas, componente do Neps.

No Alto da Aliança, pessoas de todos os grupos de risco passaram pela unidade. O idoso Juracy Mariano da Silva (70) disse que não foi até o posto antes porque trabalha durante a semana. “Ano passado foi o único ano que não tomei a vacina, mas das vezes que fui imunizado me senti até mais forte. A gente tem que está com as vacinas sempre em dia, é muito importante se prevenir”, ressaltou.

A dona de casa Vilma Rodrigues levou sua filha, Damares (4), para ser vacinada contra a gripe pelo segundo ano. “Sábado foi o melhor dia que escolheram, porque não tenho tempo durante a semana. Gostei muito que hoje teve esse entretenimento aqui, porque distrai as crianças para elas não chorarem”, comentou.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

Os grupos que devem ser vacinados são: crianças de seis meses a 5 anos incompletos, gestantes, mulheres com até 45 dias de pós parto, idosos, trabalhadores da área de saúde, pessoas portadoras de doenças respiratórias crônicas, indígenas, além de adolescentes e jovens de  12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro