Juazeiro/BA, 29 de setembro de 2020


Covid-19

Primeiro Seminário de Vigilância em Saúde da Rede PEBA e Univasf é realizado em Juazeiro

ASCOM em 22/maio/2018

Débora Sousa / SESAU

Na manhã desta quarta-feira (22), teve início o I Seminário de Vigilância em Saúde da rede PEBA e Univasf e o II  Fórum de Vigilância em Saúde   do Sertão  do São  Francisco, Fortalecimento da Vigilância  em Saúde em Defesa do SUS Universal e integral. O evento aconteceu no Complexo Multieventos da Univasf, campus Juazeiro e contou com a presença de representantes da rede PEBA, estudantes e professores da área da saúde, além de profissionais da saúde do Pernambuco e Bahia.

Com o tema: ‘A Vigilância em saúde como espaço de articulação intersetorial e promoção da saúde’, os participantes puderam tirar dúvidas e conhecer mais sobre a importância dos cuidados básicos de como defender a integralidade e a universalidade como princípios para garantir saúde à população.

Representando a Univasf, a professora e coordenadora do evento Ângela Carneiro fala da importância de conhecer e identificar as doenças emergentes e reemergentes como Zika, Chikungunya, Febre Amarela, para que a partir das informações e com a participação das universidades e secretarias de saúde municipais a população possa obter resultados favoráveis. “Apesar de termos avançado e muito no Sistema Único de Saúde temos a presença de doenças emergentes e reemergentes com dificuldade do controle. Por isso, surgiu a ideia de criarmos de fato, um grupo de trabalho que promova essas discussões para que a cada ano possamos trazer dados novos que possam mudar essa realidade”, apontou.

Renata Luz, aluna do 9º período de enfermagem o acredita que o evento é uma oportunidade capacitação. “Um momento de grande importância para nós, alunos da área de saúde. Esperamos enriquecimento de informações, aprendizagem e novas experiências para que possamos aprender cada dia mais e quando chegarmos na assistência à saúde sabermos o que está acontecendo”, explicou.

O evento contou ainda com a participação de gerentes e representantes da rede estadual de Pernambuco e Bahia. Para Helder Coutinho, Enfermeiro Sanitarista do Núcleo Regional de Saúde em Juazeiro e representante a SESAB o encontro consolida como positivo. “Estamos em um território de divisa onde precisamos alinhar as estratégias, as discussões e uma integração maior nas implementações dessas ações de Vigilância em Saúde na região como um todo”, explicou.

A Gerente Regional da VIII GERES em Petrolina Aline Gerônimo representando o Estado de Pernambuco e relatou a importância do evento. “O atual cenário epidemiológico trás para os profissionais e para os serviços de saúde inúmeros desafios quanto à redução dos danos e principalmente das doenças em agravo. Este seminário debate o fortalecimento dessas ações de vigilância, mas principalmente a condução com foco na reorganização do processo de trabalho”, pontuou.

Representando a gestão municipal de Juazeiro, a Secretária de Saúde Fabíola Ribeiro falou desse primeiro momento na cidade envolvendo órgãos municipais, estaduais e federal. “O evento trata dos principais agravos da saúde e busca estratégias para que possamos reduzir índices alarmantes que acontecem não só em Juazeiro como em todo país como sífilis congênita, hanseníase, tuberculose. Esse seminário é um passo inicial para que posteriormente continuemos pensando e discutindo junto à academia formas de efetivar melhorias na saúde pública”, finalizou.

Ainda estiveram presentes ao evento a Secretária de Saúde em exercício de Petrolina Marlene Leandro dos Santos e representando o Ministério da Saúde Tatiane Portal. O Seminário segue até a quarta-feira (23) e, dentro da programação serão  discutidas  ainda: Estratégias de vigilância à saúde na perspectiva da consolidação das ações de Vigilância Epidemiológica, a situação  das doenças emergentes e reemergentes no Brasil e no Vale do São  Francisco além da qualificação de profissionais de saúde  nas ações prioritárias de Vigilância  epidemiológica.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro