Juazeiro/BA, 25 de novembro de 2020


Covid-19

Primeiro curso pré-vestibular voltado para comunidade Quilombola é lançado em Juazeiro

ASCOM em 21/maio/2018

Por Fabiana Diniz/SEDES

Juazeiro lançou oficialmente na última sexta-feira (18) o primeiro curso pré-vestibular voltado para comunidade Quilombola da região. O lançamento contou com a presença da secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) Fábya Reis. A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade Cida Gama acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Tiano Félix, representou o prefeito Paulo Bomfim. O vereador Aguinaldo Meira representou o Poder Legislativo, na ocasião.

Com mais de 200 anos de existência, a comunidade do Alagadiço é a primeira comunidade Quilombola certificada pela Fundação Palmares, em Juazeiro. A primeira turma de curso pré-vestibular lançado faz parte do projeto Universidade para Todos (UPT), coordenado pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH III) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus de Juazeiro, com financiamento do Governo do Estado e da Prefeitura de Juazeiro.

“Nossa comunidade está muito orgulhosa e temos fé que a cada dia seremos mais independentes. Agradeço a todos pelo empenho em trazer melhorias para todos nós e, com união, fica muito mais fácil caminhar”, destacou presidente da Associação e Moradores do Alagadiço, Gregório dos Santos.

Na oportunidade, as autoridades presentes ouviram as demandas da comunidade, símbolo de resistência na região. “A gestão municipal em todos os seus segmentos está unida em um único propósito que é trazer melhorias para a comunidade em geral. O desejo de avançar é de todos nós”, pontuou a secretária Cida Gama. O secretário Tiano Félix reforçou as palavras da secretária. “Nossa responsabilidade fundamental é usar o poder público para destinar efetivamente uma política de segurança e de garantia de direitos para as comunidades e vamos estar sempre presentes para ajudar a solucionar conflitos e trazer melhorias para a comunidade”, disse.

Para a professora Márcia Guena, a comunidade viveu um dia importante para a luta Quilombola. “O povo negro ainda precisa lutar muito contra o racismo e a opressão e o poder público está aqui para contribuir e para recuperar anos de esquecimento. Hoje é um dia muito especial para a comunidade do Alagadiço”, destacou a professora.

Após uma caminhada pela comunidade ouvindo as demandas dos moradores a secretária lançou oficialmente o curso pré-vestibular e destacou em suas palavras o compromisso da gestão estadual para com as políticas de promoção da igualdade racial. “Vivemos um momento de luta, de defender as políticas de igualdade social e aqui neste lugar especial renovamos o nosso compromisso de continuarmos lutando, estado e município, em prol do povo”, completou Fábya Reis.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro