Juazeiro/BA, 29 de setembro de 2020


Covid-19

Primeiro bebê nascido neste dia 15 de julho, aniversário de Juazeiro, é uma menina

ASCOM em 16/jul/2019

Priscila Guedes/SESAU

Foi às 9h25 da manhã, do dia 15 de julho, aniversário de Juazeiro, que Maria Isabela veio ao mundo depois de muito esforço da mãe, a vendedora Márcia Ferreira de Souza, de 30 anos. O parto aconteceu na Maternidade de Juazeiro, bem perto de onde a família mora, no bairro Santo Antônio.

Márcia tentou o parto normal até o último minuto, mas diante da falta de dilatação a equipe da maternidade optou pela cesariana. A mais nova mamãe juazeirense não conseguiu conter a emoção ao falar do nascimento da primeira filha. “Eu também nasci aqui em Juazeiro e agora foi minha filha. É um privilégio ter uma filha nascida no mesmo dia do aniversário da cidade, eu estou muito feliz”, disse Márcia.

O bebê nasceu com 2,560 quilos, 46 cm, forte e saudável. Enquanto a mãe descansava no alojamento, a avó Maria do Socorro mimava a neta lembrando que todos os outros netos também nasceram no mesmo hospital. “O parto da minha neta foi ótimo, ela nasceu em paz e está muito bem de saúde. É uma alegria muito grande para mim, saber que elas foram bem atendidas. Desde o nascimento dos meus outros netos, que também são juazeirenses, eu digo para todo mundo que esse hospital é o melhor da região”, afirma dona Maria.

A enfermeira Gislane de Souza Rodrigues que recebeu mãe e filha após o parto, diz que o hospital, que é mantido em sua maioria com recursos municipais, realiza partos de baixo e médio risco em mulheres vindas dos 53 municípios que fazem parte da Rede Interestadual Pernambuco e Bahia (Rede PEBA) e é referência na assistência ao parto, garantindo atendimento humanizado para as mulheres que procuram o serviço.

“Nosso objetivo em estimular o parto normal, pois a mãe tem menos chance de sangramento pós-parto, o útero volta mais rapidamente ao tamanho normal, ela perde peso mais facilmente e a chamada descida do leite, também acontece mais rapidamente, favorecendo e aumentando o contato da mãe com bebê que tem menos chances de complicações respiratórias”, afirma.

A enfermeira afirma ainda que “na Maternidade de Juazeiro nós contamos com equipe completa de obstetras, temos pediatras 24 horas por dia e enfermeiros-obstetras atuando nos quatro setores: triagem, sala de parto, alojamento e centro de parto normal, uma equipe completa”, ressaltou Gislane. 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro