Juazeiro/BA, 24 de setembro de 2020


Covid-19

Primeira plenária do Conselho de Cultura conta com a presença do gestor da SECULTE

ASCOM em 06/mar/2017

Por Ramáiana Leal e Landa Menezes/PMJ

O Conselho Municipal de Cultura de Juazeiro realizou na última sexta-feira, 13 de janeiro, a primeira plenária e contou com a participação do Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, Sérgio Fernandes, do Superintendente de Cultura e Turismo, Maurício Dias e do Presidente da Casa dos Conselhos, Roosevelt Duarte.

O Presidente do Conselho de Cultura, Elder Ferrari destacou as ações realizadas em 2016 e disse que houve vários avanços na construção do Plano Municipal de Cultura. “Esse é nosso maior desafio, pois representa uma etapa para implantação do sistema de cultura juntamente com a criação do fundo de cultura que possibilitará a classe sair do papel de pedinte”. Ele explicou como funciona os recursos do fundo de cultura e pediu a participação e empenho de todos os Conselheiros para priorizar a finalização do Plano. Solicitou do Secretário Sergio Fernandes colaboração e agilidade nos processos referentes às leis de criação do fundo de cultura que já foram encaminhados à Procuradoria. “A construção do Plano de Cultura, a sistematização da política pública de cultura será um passo gigantesco para a gestão que conseguir colocar em prática”.

Roosevelt Duarte Motta, Coordenador da Casa dos Conselhos explicou que o papel da Casa é prestar serviços de assessoria, assistência e apoio. “A Casa é um local de aprendizado, de exercício da democracia. Além dos Conselhos também assessoramos os Selos Abrinq e Unicef e ONGs. Desde 2016 que nosso desafio é a implantação dos fundos de cada Conselho”, esclareceu Duarte.

O Secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Sérgio Fernandes, falou aos conselheiros que sairia daquele espaço mais enriquecido, após ouvir os argumentos. “Juazeiro é uma cidade que respira cultura, e vamos precisar da parceria com o Conselho. Estou aqui para ajudar a fazer a cultura de nossa terra, de nosso povo, é essa a posição que me coloco. Teremos um novo encontro quando o Plano de Cultura do Conselho for finalizado, para então colocarmos em ação”, garantiu Sérgio.

O Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo, também participou da reunião. “É preciso ter política pública para dar sustentabilidade e continuidade aos segmentos. Nossa preocupação é que com essa crise, a primeira coisa que os governantes fazem é cortar gastos de cultura. Nossa esperança é a municipalidade. Aqui em Juazeiro temos um Conselho forte que já construiu muita coisa e editais de cultura que só aqui, Camaçari e Salvador fazem. Assim se democratiza a cultura e usa a ferramenta de política pública. Vamos torcer para que se amplie isso aqui no município e dê um avanço nessa nova gestão”, disse Márcio.

Alda Moreira e Lúcia Rego, artistas e representantes da Casa do Artesão, participaram da reunião e saíram entusiasmadas. “Poder contar com a presença do Secretário na primeira plenária do ano é muito importante, pois mostra o completo interesse dele”, disse Alda. “A gente sente mais credibilidade no trabalho do conselho com o poder público. Estávamos preocupados e agora eu acredito que com a disponibilidade que o Secretário está demonstrando nos dar suporte, os incentivos serão maiores. Essa luta agora tem finalidade”, completa Lúcia Rego.

A próxima reunião do Conselho Municipal de Cultura será realizada na próxima sexta feira, dia 20, às 16 horas, na Casa dos Conselhos.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro