Primeira noite da Jornada Pedagógica 2021 de Juazeiro destaca a importância da humanização nas relações sociais

Com mais de 1.200 participantes online, a Jornada Pedagógica 2021, realizada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude, reuniu virtualmente pessoas de diversos estados, como Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Pernambuco, além da Bahia. Nesta sexta-feira (9), a Aula Magna conduzida pelo filósofo Leonardo Boff trouxe reflexões sobre a importância da humanização nas relações sociais.

A palestra durou cerca de 40 minutos e entre os temas abordados, foram destacadas questões relacionadas à importância da humanização, inclusive no setor educacional, mudanças na percepção de tempo e espaço durante a pandemia, devido ao uso de tecnologias digitais e a relação do ser humano com a natureza. Leonardo Boff conversou ao vivo com a plateia virtual e respondeu questionamentos sobre diversos temas. 

Toda a programação foi transmitida de um estúdio preparado com estrutura reforçada para promover a melhor experiência virtual para os participantes, inclusive, com tradução em Libras de toda a programação. Ainda foram realizados momentos culturais e artísticos com a participação dos músicos Elisângela Moura, Ivan Leão e Maviael Melo, e também da poetisa Ana Paula Granja.

“Essa palestra fortaleceu uma bandeira que já é levantada pela nossa gestão, a humanização. Nós pudemos fazer uma reflexão sobre as interações sociais, inclusive, no ambiente de trabalho, e a partir disso, redirecionar nossas expectativas nesse momento de pandemia”, avaliou a secretária de Educação do município, Normeide Almeida.

Motivação

A gestora da Escola Estação do Saber José Carlos Tanuri, Virna Sarissa, classificou a primeira noite da Jornada Pedagógica 2021 como um momento enriquecedor e motivacional. “Ouvir um teólogo, escritor, filósofo e professor como Leonardo Boff é enriquecedor, a Educação de Juazeiro  só tem a ganhar. Tivemos muitos momentos de reflexão, inclusive, sobre aprender a cuidar do outro”, explicou a gestora.

A programação continua na próxima segunda-feira (12) durante todo o dia,  e marcará o início do ano letivo na Rede Municipal. Entre os participantes, terá o poeta, cordelista e palestrante, Braúlio Bessa, que falará sobre o tema “Contextos e Cotidianos da Vida”.

Texto: Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ

Share this post