Juazeiro/BA, 20 de setembro de 2020


Covid-19

Primeira feira comunitária do projeto Juazeiro Empreendedor é sucesso no bairro João Paulo II

ASCOM em 10/abr/2017

Lene Radina/ ASCOM PMJ

Com um grande sucesso de vendas foi realizada no último sábado (18), na praça principal do bairro João Paulo II, a Feira Comunitária que integra o projeto Juazeiro Empreendedor uma realização da Prefeitura de Juazeiro através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) em parceria com a associação de moradores do bairro. O evento reuniu empreendedores que trabalham com artesanato, culinária, artefatos decorativos, bebidas, produtos orgânicos, dentre outros.

O projeto Juazeiro Empreendedor foi iniciado na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho e possui três fases de desenvolvimento – a identificação, a qualificação e o acesso ao mercado. “Nesse momento estamos realizando as feiras comunitárias que irão ocorrer mensalmente nos bairros e distritos de Juazeiro, buscando fomentar as atividades empreendedoras praticadas em cada localidade. Hoje no João Paulo II, é um momento para que todos valorizem as potencialidades que muitos têm e poucos conhecem”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho.

A ação contou com a parceria do Instituto Embelleze, Sebrae e Banco do Nordeste. A representante do Banco do Nordeste, Cátia Regina falou sobre o programa  CrediAmigo, que durante a ação foi ofertado para os empreendedores e público interessado. “Hoje estamos ofertando créditos e capital de giro para o pequeno empreendedor para que ele possa desenvolver e ampliar o seu comércio e atividade, também estamos realizando uma orientação empresarial de como utilizar o crédito fornecido por nós e desenvolver melhor a sua atividade”, destacou. Já o analista do Sebrae, Robério Araújo disse que uma das missões do serviço é fomentar o empreendedorismo.

“Enxergamos com bons olhos estrear essa ação no bairro João Paulo II, que possui uma extensão urbana muito grande. Estamos levando orientações para os empreendedores que ainda não se formalizaram, através de um trabalho conjunto com a prefeitura de Juazeiro”, declarou.  O projeto ‘Juazeiro Empreendedor’ tem o intuito de disseminar a cultura empreendedora entre os moradores de bairros e distritos para fomentar atividades produtivas, qualificar e formalizar pequenos negócios a fim de acessar o mercado.

Segundo o presidente da associação de moradores do bairro João Paulo II, Carlos Robério Gonçalves da Silva, o evento dará um ponta pé inicial para a valorização dos trabalhos realizados por moradores da comunidade. “Essa é primeira vez que realizamos um evento dessa natureza, que é de fundamental importância para todos nós, pois sabemos que será levantada a economia local, com a união de todos os vendedores e ambulantes em um só lugar”, afirmou.

Para a senhora Judite Feitosa, que comercializa artesanato há mais de trinta anos, a feira foi uma oportunidade de apresentar para a população os seus produtos. “É uma grande felicidade poder expor e apresentar os meus produtos aqui. Por mais que hoje algumas pessoas não possam comprar, elas já ficam sabendo do meu trabalho e com isso, faço contato para quando desejarem adquirir as minhas peças. É um grande passo para o crescimento e divulgação do nosso comércio”, disse. O poeta e repentista Valdir Lemos que expos seus cordéis e repentes durante a ação, parabeniza a organização do evento. “Moro há dezenove anos no bairro e é um prazer poder expor o meu trabalho que tem como objetivo revitalizar a tradição da cultura nordestina. Essa é uma feira que agrega a diversidade dos artistas e do empreendedorismo. Um projeto inédito que está inovando a nossa cultura”, declarou.

A próxima feira será realizada durante a III Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Juremal que acontece de 28 a 30 de abril.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro