Juazeiro/BA, 23 de outubro de 2020


Covid-19

Prevenção e cuidados são temas de encontro em Unidade de Saúde de Juazeiro

ASCOM em 19/dez/2019

Débora Sousa/SESAU

Nesta quarta feira (18), a Unidade Básica de Saúde da Penha/Jardim Vitória recebeu a campanha Dezembro Vermelho – uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde, com o objetivo de informar sobre sintomas, perigos e formas de contágio e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). O evento foi realizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF 1) e pelo  Núcleo de Educação de Promoção a Saúde (NEPS).

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) divulgou que, só no Brasil, mais de 15 mil pessoas morreram em decorrência do vírus HIV nos últimos anos. As equipes de saúde tanto das Unidades Básicas como do Centro de Saúde III vêm trabalhando na promoção à informação e realiza palestras nas unidades, teste rápido gratuitamente, distribui preservativo e promove ações de conscientização sobre a doença. Em 2018, 395 pacientes foram acompanhados para tratamento em Juazeiro, estes já cadastrados no município e no mesmo ano 66 novos casos foram descobertos. Em 2019, subiu para 407 pacientes cadastrados e acompanhados e mais 51 novos casos de pacientes com HIV foram diagnosticados.

Para Fernanda Dantas, enfermeira da Unidade, o evento serviu para informar sobre os cuidados de uma doença que vem vitimizando inúmeras pessoas no mundo. “O evento foi um momento de orientação e esclarecimento de dúvidas sobre o assunto. Acolher, integrar e aproximar a comunidade da unidade através de informações ligadas à saúde tem sido papel prioritário da secretaria de saúde de Juazeiro”, afirmou.

Segundo a representante do NEPS, Jaqueline Vargas, promover momentos ricos com a participação popular sobre a prevenção de doenças tem surtido efeito nos eventos promovidos pelo município.  “O NEPS também trabalha com as endemias, então para nós aqui de Juazeiro, informar e ajudar na prevenção e no tratamento de doenças endêmicas é prioridade. Nosso papel é sensibilizar e evitar que mais pessoas corram o risco de serem infectadas. Através do teatro e do bom humor trabalhamos com inúmeros assuntos nas unidades de saúde, escolas e também nas comunidades também. O assunto ainda amedronta, mas trazemos através de peça teatral todas as informações necessárias para que as pessoas continuem buscando a prevenção à saúde”, expressou.

O evento contou ainda com realização gratuita a testes de HIV e sífilis, aferição da pressão arterial, verificação de glicemia, teve também entrega de kits com preservativos, além de palestras sobre o assunto.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro