Juazeiro/BA, 23 de outubro de 2020


Covid-19

Preservação do Rio São Francisco é tema de oficina educativa do Parque Fluvial

ASCOM em 26/ago/2019

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

A preservação do rio São Francisco é um dos desafios ambientais para o enfrentamento de vários problemas que a sua extinção pode causar a todos os ribeirinhos. O tema será pauta de uma oficina educativa, desenvolvida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) para conscientizar a sociedade a respeito desta questão tão importante. O evento acontece na próxima quarta-feira (28), na Praça CEU no bairro Tabuleiro, às 19h.

O tema será abordado através da exibição de vídeos e documentários que mostram fatos sobre o Rio São Francisco. A ação faz parte das atividades desenvolvidas dentro do cronograma da Meta 1, voltada para a educação ambiental do Parque Fluvial.

“Estamos convidando toda a comunidade estudantil, professores, coordenadores e todos os interessados pela causa para um momento de conscientização. Nosso foco é levar a mensagem ao maior número possível de cidadãos e fazer com que cada um deles seja agente multiplicador. Preservando o rio poderemos ter um Parque Fluvial mais bonito e preservado também”, destacou a diretora social da SEDUR, Graciele Gomes.

A obra do Parque Fluvial é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da SEDUR, fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. A intervenção tem como objetivo promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial, no trecho entre o muro da Marinha e o início do bairro Angari.

Até o momento já foram executadas a implantação de academias da saúde, parques infantis, pista de Skate, 98% da extensão da pista de Cooper, ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, implantação de novas escadarias de acesso e rampa de acessibilidade, implantação do piso em intertravado e pintura do teto na área do Terminal hidroviário e instalação de nova iluminação em LED.

As barracas que ficavam próximas à Marinha, já foram retiradas da margem do rio por questões ambientais e serão ordenadas e padronizadas na área da calçada que será ampliada. Ainda serão construídos o terminal hidroviário, os quiosques padronizados e área dos caiaques.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro