Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura realiza testagem para diagnóstico da COVID-19 em idosos e funcionários do Abrigo São Vicente de Paulo

ASCOM em 16/jun/2020

Por Fabiana Diniz/SESAU

A Secretaria da Saúde realizou na manhã desta terça-feira (16) a testagem rápida para diagnóstico da COVID-19 em idosos e funcionários do Abrigo São Vicente de Paulo, no bairro Cajueiro. A testagem faz parte do mapeamento do status imunológico que está sendo realizado no município desde o dia 1º de junho. Entre idosos residentes no abrigo e funcionários, foram examinadas 51 pessoas e todas testaram negativo para a doença.

Para Enilza Magalhães, auxiliar administrativa do local, a testagem é de suma importância para todos que frequentam o abrigo. “Diante do que estamos vivendo, o teste é essencial porque os idosos são grupo de risco seja pela idade, seja por serem portadores de doenças crônicas, e os funcionários precisam sair para suas casas e voltar para trabalhar diariamente. Por mais que sigamos todas as recomendações estamos propensos a contrair a doença. Os idosos residentes estão aqui ficam isolados, mas os funcionários precisam sair, e a testagem nos dá mais segurança. A parceria com a prefeitura é indispensável nesse momento e só temos que agradecer”, afirmou.

Ela falou ainda sobre as mudanças que foram necessárias nos cuidados com os idosos em decorrência da pandemia. “Hoje estamos conseguindo contornar a situação, mas no início foi bem difícil tanto para eles quanto para nós. Apesar de muitos não estarem mais lúcidos, sentem falta do contato mais próximo, do toque, das visitas que hoje não podemos ter. Mas, graças a Deus, já estamos mais acostumados e lidando melhor com a situação”, completou.

A superintendente de Ações e Insumos da SESAU, Ana Lúcia Alves, que participou da testagem, destaca que “é essencial realizar o mapeamento entre esses idosos que fazem parte do grupo de risco e que necessitam de um cuidado especial. A gestão tem adotado medidas preventivas de combate à pandemia desde março, o que permitiu que tivéssemos um controle maior, e a testagem desses grupos é fundamental nesse processo”, pontuou.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro