Juazeiro/BA, 26 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura realiza primeira Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre

ASCOM em 04/set/2017

Lene Radina/ASCOM ADEAP

Considerada um sucesso de público e de vendas, a primeira Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre foi finalizada neste domingo (03), na sede do distrito do Junco, 30 km de Juazeiro. O evento que foi uma realização da Prefeitura Municipal, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) em parceria com a União das Associações do Vale do Salitre (UAVS) teve o objetivo de divulgar os produtos e promover o desenvolvimento das cadeias produtivas da agricultura irrigada e da caprinovinocultura da região.

A agricultura irrigada é o carro chefe da economia local, com predominância na agricultura familiar em pequenas propriedades localizadas às margens do Rio Salitre, responsáveis pela produção de hortifrutigranjeiros que atende parte da demanda do município de Juazeiro e de outras regiões. O distrito também é detentor de grandes rebanhos na área de sequeiro, tanto de caprinos como de ovinos.

“Esse é um evento de importância significativa pela representação que o Salitre tem no desenvolvimento da nossa região. Potencializar a agricultura familiar e recuperar a cultura e tradição dessa localidade é extremamente importante para o município, bem como fomentar o empreendedorismo local. Estamos felizes e satisfeitos com o sucesso da feira, uma ação que englobou a sociedade civil organizada, instituições parceiras e a prefeitura de Juazeiro. Um grande sucesso”, declarou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix.

De acordo com a artesã Leila Leite da comunidade de Panelas, região do Salitre, a comunidade está em festa. “Hoje estamos vivenciando um grande momento. O evento não é apenas uma feira comercial, mas também a propagação da nossa cultura e das nossas raízes. Eu e meu marido produzimos móveis de madeira de demolição e restauramos peças antigas e danificadas. Já participei de bazares, mas hoje estou muito realizada por participar da nossa primeira feira do Salitre”, destacou.

A produtora e presidente da associação de Baraúna, comunidade do Salitre, Ilca Ribeiro dos Santos falou do trabalho das doceiras locais. “O propósito dessa feira é mostrar o que o Salitre tem e capacitar às pessoas que aqui vivem. Hoje estamos apresentando o doce, a geleia e a bala de tamarindo que produzimos na associação, produtos que representam a nossa região”, disse.

A primeira feira da região do Salitre apresentou grandes novidades, a exemplo do engenho de cana-de-açúcar que produziu rapadura e mel, das manifestações culturais como o Reisado, Samba de Véio, Roda de São Gonçalo e Roda de Braço, além da exposição fotográfica e o Museu do Salitre. “Também lançamos na feira a marca ‘Sabor do Salitre’, onde a associação da comunidade de Baraúna apresentou a geleia de tamarindo com selo de qualidade e a marca da nossa região. Tivemos a felicidades de receber no evento diversas associações e comunidades que também fizeram dessa feira um sucesso”, frisou a presidente da UAVS, Mineia Clara.

O diretor de pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco) destacou a importância da criação de animais na região. “Hoje a caprinovinocultura está consorciada aos projetos irrigados. O Salitre tem sua predominância à agricultura de irrigação e hoje com os adventos das grandes secas o distrito do Junco está produzindo forragens para outros municípios. Queremos potencializar essa produção e incrementar a criação de caprinos e ovinos que é muito presente aqui”, afirmou.

Para o produtor de caprinos do distrito de Pinhões, Flávio Luiz de Santos que expôs animais da raça Anglo Nubiana, os eventos só contribuem para o desenvolvimento do setor na região. “Acredito que as feiras têm contribuído para o crescimento do nosso setor”, destacou. Vale salientar que mais de 80% dos animais expostos no evento foram comercializados.

A feira também contou com a realização do Cadastro Ambiental Rural (CEFIR) pelo STRJ, palestras sobre ‘Integração da Caprinovinocultura com a Agricultura Irrigada’, ‘Agroecologia’ e sobre o ‘Sistema de Produção de Caprinos e Ovinos’; bem como torneio leiteiro e distribuição de brindes para os expositores.

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim na oportunidade plantou uma árvore nativa às margens do rio Salitre e falou da inovação do evento. “A prefeitura de Juazeiro continua inovando, agora com a primeira feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre. O trabalho da prefeitura é fomentar, incentivar e dar apoio a toda sociedade juazeirense. O nosso foco é um só, trabalhar para quem mais precisa e fazer com que o desenvolvimento da nossa cidade continue nesse rumo”, concluiu.

O evento também contou com a parceria da ADAB, SEBRAE, CODEVASF, UNEB, UNIVASF, IRPAA, STRJ, Embrapa, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Governo Federal, CESOL, Policia Militar, e comercio local.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro