Prefeitura realiza mais uma captura de abelhas no cemitério central de Juazeiro

Início Prefeitura realiza mais uma captura de abelhas no cemitério central de Juazeiro

Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano

08/04/2021 19h50 Atualizado há 3 anos atrás

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) realizou mais uma captura de abelhas em Juazeiro, desta vez no Cemitério Municipal, localizado no bairro Santo Antônio.

A captura foi feita após solicitação da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), que realizava a limpeza no local e encontrou as abelhas na área. Para evitar acidentes com visitantes e funcionários, uma equipe de técnicos ambientais da Semaurb retirou os insetos do local na noite desta quarta-feira (7).

Três enxames foram encontrados em pontos diferentes do cemitério. “As abelhas estavam dentro de túmulos. Como não podemos abrir os túmulos porque é considerado crime de violação de sepultura, tivemos que fazer um trabalho muito minucioso para atrair as abelhas para fora e retirá-las das sepulturas com cuidado”, explicou a supervisora ambiental Denise Santana.

Os enxames capturados foram levados para uma área de reserva legal de caatinga, onde foram soltos. A captura sempre é realizada à noite, porque é o horário que as abelhas estão descansando e ficam menos agitadas.

Como solicitar o serviço

A equipe de fiscalização ambiental da Semaurb recebe uma média de 40 solicitações para esse tipo de serviço por mês. Para comunicar a presença de abelhas em logradouros públicos de Juazeiro, a população pode procurar a secretaria, na Rua Oscar Ribeiro, s/n, no Centro, ou através do telefone (74) 3612-3581.

(Foto: Ascom/PMJ)

Texto: Edísia Santos – Ascom/Semaurb/PMJ