Juazeiro/BA, 30 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura realiza ação educativa em alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso

ASCOM em 15/jun/2018

Por Fabiana Diniz/SEDES

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizou na manhã desta sexta-feira (15), no centro da cidade, uma ação educativa em alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso, dentro do projeto ‘Envelhecer com Dignidade’. Usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e equipe técnica dos CRAS distribuíram panfletos e passaram pelos calçadões do centro chamando a atenção da população para a importância do tema através de muita música.

Ao longo da semana os usuários dos serviços desenvolvidos nos cinco CRAS do município participaram de atividades com o objetivo de promover a autonomia e garantir os direitos da pessoa idosa. Na manhã de hoje, os idosos saíram de seus bairros para chamar a atenção das pessoas nas ruas.

Seu Antônio Ferreira de 72 anos era um dos mais animados e fez questão de segurar a faixa do projeto. “Muita gente não dá valor ao idoso, não compreende a importância que temos na sociedade e quando a gente vem para a rua em grupo as pessoas nos percebem”, afirmou. Já dona Maria Alves, 62 anos, falou sobre a felicidade de ser uma idosa ativa. “Gosto muito de estar com meus colegas do grupo e faço questão de participar de projetos como este que chamam a atenção para uma questão que muitos idosos vivenciam”, disse.

Em Juazeiro, atualmente, são 15 Núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que atendem idosos. Os núcleos funcionam através dos CRAS que possuem equipes referenciadas com assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais. “Precisamos sempre discutir esse tema que infelizmente, ainda faz parte da vida de muitas pessoas. Quanto mais discutirmos o assunto, mais ele será difundido e mais pessoas irão denunciar situações de violência contra o idoso”, destacou a Diretora de Proteção Social Básica, Rosângela Mesquita.

Durante toda a semana os idosos receberam nos CRAS mais informações acerca das diversas formas de violência praticadas contra a pessoa idosa, entre elas, a física, a psicológica e a financeira.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro